REGIÃO

Andradina é a 1º cidade a ter centro municipal para Transtornos do Espectro Autista

O Centro de Referência em Transtornos do Espectro Autista  tem como objetivo ampliar o acesso ao serviço assistencial da pessoa com TEA Trantorno do  Espectro Autista realizando a assistência integral por meio de uma equipe multiciplinar assim constituída Neurologista, Psiquiatra, Psicólogos, Fonoaudiólogos e Terapeuta Ocupacional para diagnóstico, tratamento e reabilitação.

“A cidade tem o primeiro Centro TEA da região e ele vai ser para cuidar das pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista visando estimular a autonomia, a participação e a inclusão, além de ser um espaço de cuidado para que as pessoas se sintam acolhidas”, disse o prefeito Mário Celso.

Além do Prefeito Municipal Mário Celso Lopes, a cerimônia contou com a presença da Primeira Dama, Juçara Lopes, do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Mazotti, além dos vereadores Elaine Voguel, Guilherme Pugliese, Hugo Zamboni, Lucas Lopes, Rodarte dos Anjos, Eloá Pessoa e Sérgio Santaella, além de diretores, vice-diretores, coordenadores e gestoras da educação dos 7 polos de ensino municipais e os 11 Centros de Educação Infantil. Os convidados foram recepcionados pela Secretária d Educação Estela Cassiolato Goda e de Saúde Maristela Marinho, que juntas são responsáveis pela implantação e gestão do Centro.

“O Centro leva o nome da professora e Coordenadora da Educação Infantil Ana Paula de Almeida Medeiros, tendo essa homenagem póstuma por ter sido uma profissional que amou sua profissão, era amiga e companheira de seus alunos e pares e também alguém que muito se preocupava com os alunos com TEA e demais transtornos e deficiências”, explicou Estela Goda.

ANA PAULA

Ana Paula de Almeida Medeiros, ingressou na Rede Municipal de Educação Infantil no ano de 1994. Ministrou aulas na EMEI Homero Brembati Calvoso até 2008, remanejando seu cargo para a EMEI Eulália Matos de Oliveira. Ali como professora, sempre parceira com as colegas e carinhosa com as crianças. Almejou a Coordenação da Escola e foi escolhida entre os pares para então assumir tal cargo de muita responsabilidade, ao qual sempre desempenhou da melhor forma possível, buscando sempre se atualizar através de cursos e estudos para que pudesse assim passar as devidas orientações ao sua equipe, sanando dúvidas e dificuldades para que toda criança fosse bem atendida e no trabalho tivesse êxito. Foi uma companheira, parceira de trabalho e grande amiga, deixando saudades.

O Centro
O Centro de Referência Municipal para o Transtorno do Espectro Autista, está instalado na Rua Vitório Guaraciaba, 1370, e tem ênfase em diagnóstico precoce, atendimento multiprofissional e acesso a políticas públicas de tratamento. Andradina ainda não dispunha do serviço de diagnóstico, tratamento e reabilitação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), pois é considerado serviço de Alta Complexidade cujo atendimento tem como referência a cidade de Araçatuba, a qual regula as vagas para Andradina e demais 40 municípios.

O atendimento, que ainda é insuficiente em número de vagas, acontece no Hospital Ritinha Prates em Araçatuba, distante aproximadamente 120 km de nossa cidade, dificultando muito o acesso para as terapias semanais especialmente de crianças com diagnostico de TEA.

Entenda
O Transtorno do Espectro Autista – TEA é considerado um distúrbio do neurodesenvolvimento, com alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja linguagem verbal e/ou não verbal, de interação social e padrões de comportamento repetitivo e estereotipados, podendo apresentar repertório restrito de interesse e atividades.

De acordo com análise situacional, a partir de dados coletados nas secretarias de saúde e educação e estrutura assistencial para o TEA, pode se observar que o município apresenta elevado número de pessoas sem atendimento adequado, devido à alta demanda reprimida com pouca oferta de tratamento e visando a promoção, diagnóstico e tratamentos adequados e de qualidade, se faz necessário criar estratégias por meio da construção do projeto de criação e implantação de um Centro de Referência Municipal.

A Secretaria de Saúde junto à Secretaria de Educação em abril/2023 realizou levantamento da demanda de pessoas com suspeita e/ou com apresentação de laudos médicos com diagnóstico de TEA, o que cabe relatar:
Diagnóstico situacional de “Autistas”:

 Demanda sem atendimentoAtendidos
Mandado Judicial – atendimento via ação judicial 10
Processos Administrativos – solicitaram requerimento junto à SMS11 
Demanda Reprimida – NASF/Aguardando avaliação36 
Demanda Reprimida – Regulação Municipal46 
Secretaria Municipal de Educação7033 – APAE
4 – AMA
TOTAL16347

A demanda não atendida pelas secretarias e havendo a extrema necessidade de inserção dessa população em atendimento precoce. Para Mário Celso, todos gastos oriundo do Centro de Referência não podem ser chamados de gastos e sim investimentos na melhoria da vida das pessoas dando seu total apoio na organização da estrutura e contratação dos especialistas necessários.

Participe da comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar