REGIÃO

PIB da região de Araçatuba recua no primeiro trimestre do ano

Dados foram divulgados pela pesquisa PIB Trimestral, da Fundação Seade

A Fundação Seade analisou os valores do PIB paulista no primeiro trimestre de 2023 em todas as regiões administrativas do Estado. Na de Araçatuba, composta por 43 municípios, houve queda de 2,2% em relação ao trimestre imediatamente anterior, com ajuste sazonal. Em valores correntes, foram R$ 8 milhões no primeiro trimestre deste ano.

A participação da região de Araçatuba no PIB paulista como um todo contando todas as regiões do Estado atingiu 1,2%.

Com relação aos últimos quatro trimestres imediatamente anteriores, o avanço no PIB foi de 2,1%. O Estado de São Paulo teve aumento de 2,9%.

No primeiro trimestre de 2023, comparado ao trimestre do ano anterior, a região recuou 1%.

Veja os comparativos e informações detalhadas do PIB Regional no link abaixo:

https://pib.seade.gov.br/wp-content/uploads/sites/10/2023/06/PIB-regional-sao-paulo-primeiro-trimestre-2023-Regiao-metropolitana-puxa-crescimento.pdf

Região Administrativa

Os municípios da RA de Araçatuba são: Alto Alegre, Andradina, Araçatuba, Auriflama, Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Castilho, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, General Salgado, Glicério, Guaraçaí, Guararapes, Guzolândia, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Lourdes, Luiziânia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Castilho, Nova Independência, Nova Luzitânia, Penápolis, Pereira Barreto, Piacatu, Rubiácea, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, São João de Iracema, Sud Mennucci, Suzanápolis, Turiúba e Valparaíso.

Sobre a coleção Seade Economia

O estudo integra a coleção Seade SP Economia, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos setores de atividade presentes na economia paulista. As análises contemplam a estrutura dos segmentos em termos de valor e emprego, seu peso na economia estadual e a sua inserção no contexto nacional e internacional. Os estudos abrangem também a evolução da distribuição das atividades entre as regiões do Estado e as suas perspectivas em termos de investimentos, inovação e incorporação de novas tecnologias.

Sobre o Seade

Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo, como Seade SP Economia – com análises setoriais da economia paulista; SP Trabalho, com análise de dados sobre trabalho, desocupação e rendimento para o Estado de SP e suas regiões; e Seade PIB Regional, que reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos em dado período e determinada região.

Participe da comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar