REGIÃO

Como instalar caixa padrão de ligação de água no seu imóvel?

A Águas Andradina e a Águas Castilho, empresas do Grupo Iguá e Sabesp, mobilizam suas equipes para uma campanha de conscientização sobre a importância da padronização da caixa padrão nas residências e comércios das cidades. Trata-se de uma estrutura de proteção em concreto ou material rígido acoplado no muro frontal do imóvel, onde fica instalado o hidrômetro. 

Segundo o gerente operacional das concessionárias, Matheus Felipe Silva, essa adequação é essencial para garantir ainda mais agilidade na realização de possíveis manutenções solicitadas como, por exemplo, verificação de vazamentos, conserto de cavaletes, troca de registro, entre outros. 

“Muitos clientes ainda possuem os medidores para o lado de dentro do imóvel, dificultando o acesso dos nossos colaboradores. O formato padrão possibilita que as leituras sejam executadas sem a necessidade de entrar no imóvel e consertos sejam realizados sem a presença do cliente” , explica.

É importante ressaltar que a instalação da caixa padrão é de responsabilidade do morador, seguindo as instruções técnicas das empresas, por isso é necessário acionar os canais de atendimento ao cliente para solicitar o manual de instalação. 

Águas Andradina: 0800 775 0195 ou 0800 775 0146; loja de atendimento: rua Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h ou WhatsApp: (18) 99637 4603.

Águas Castilho:  0800 770 3195 ou 0800 775 0147, WhatsApp: (18) 99609-5213 ou ir até a loja de atendimento localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. 

Benefícios da caixa padrão

  1. Garantia que as leituras sejam executadas sem a necessidade de entrar no imóvel. Quando o leiturista não tem acesso ao medidor a conta é cobrada pela média dos últimos meses.
  1. A caixa padrão utiliza materiais resistentes e menos sujeitos à deterioração do cavalete e do hidrômetro.
  1. Proteção contra vandalismo como furto do hidrômetro.
  1. Facilidade de manutenção, sempre que necessário.,
  1. Evita acidentes com os leituristas ou agentes de saneamento como mordidas de cães já que o acesso é feito pela calçada.

Passos para a padronização?

1 – Você deve preparar uma mureta, na divisa frontal do seu imóvel, para a instalação da caixa padrão. A posição prevista para a caixa é de frente para a rua.

2 – Instale a caixa a 1m de altura a contar do piso acabado da calçada. A caixa deverá estar prumada, nivelada e devidamente fixada.

3 – Instale o tubo camisa de PVC 1 1⁄2” branco na abertura da base da caixa. Atenção: Ele deve sempre ficar embutido na alvenaria.

4 – Instale a curva de 90o raio longo de PVC 11/2” Branco no tubo camisa,seguindo a profundidade descrita no esquema de instalação. A base inferior da curva deve ficar entre 30 e 40 cm abaixo do piso acabado da calçada. Atenção: O tubo camisa deve ser revestido com o acabamento de alvenaria após a instalação da curva no local indicado.

5 – Instale as conexões, a partir da caixa padrão, tomando cuidado para garantir sua vedação. É obrigatório instalar o registro de latão (gaveta) 3⁄4”, conforme local indicado na ilustração. O registro não deve ter acesso pelo lado de fora da mureta.

6 – É opcional que você instale uma torneira de jardim após o registro. Atenção: Se a caixa padrão não estiver instalada corretamente, a ligação de água não será feita. Saiba que é preciso deixar um local para que a equipe da companhia de água instale um lacre na tampa da caixa. Observação: Quando o fechamento da fachada da residência for de grade ou similar, deve ser construído um trecho em alvenaria para a instalação da caixa padrão, garantindo livre acesso da concessionária ao hidrômetro 

Quais equipamentos são necessários para a padronização?

• 1 caixa padrão para proteção do hidrômetro;

• 1 tubo camisa de PVC na medida de altura da sua caixa padrão;

• 1 curva de 90o raio longo de PVC branco 2’’ (50mm) com bolsa;

• Materiais para conexão (cotovelos, luvas, niples, etc.) de PVC 4;

• 1 registro de latão 4 (tipo gaveta);

• Veda-rosca (para a instalação interna do imóvel, depois da caixa de proteção);

• Se desejar, materiais e torneira de jardim, para instalação após o registro de latão;

• Materiais de alvenaria para construção da mureta onde o sistema ficará instalado.

Quando a caixa padrão estiver pronta, é necessário entrar em contato com a Águas Andradina ou Águas Castilho. Para que a ligação de água seja executada, o abrigo construído deve ser aprovado na vistoria realizada pelas concessionárias.

Dicas importantes

  • Adquira materiais de qualidade;
  • O padrão de ligações deve ser construído para durar e ser eficiente;
  • A utilização de materiais sem qualidade ou reparados podem causar vazamentos, e você acaba pagando mais de água perdida do que a economia no material;
  • Evite fazer as instalações ‘‘por conta’’;
  • Procure um profissional de reconhecida atuação no mercado e com experiência na profissão.

Para saber mais informações sobre os trabalhos realizados pela Águas Andradina e Águas Castilho acessem  www.igua.com.br/andradina e www.igua.com.br/castilho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar