ENTRETENIMENTO
83º Procissão do Bom Jesus da Lapa movimenta fé e tradição em Andradina no dia 6 de agosto

A centenária devoção ao Bom Jesus da Lapa tomará novamente as estradas de Andradina na próxima quarta-feira, 6 de agosto, com a realização da 83ª edição da Procissão Penitência do Bom Jesus da Lapa. O tradicional ato de fé é considerado um dos maiores eventos religiosos da região e faz parte da identidade histórica do município, reunindo cerca de 5 mil fiéis todos os anos.
Como de costume, os romeiros partirão da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no centro de Andradina, percorrendo a Vicinal Emitério Castilho Gimenez até o patrimônio de Paranápolis, a cerca de 6 km da zona urbana, onde será celebrada uma missa campal na Capela do Santo. Para garantir segurança e acolhimento, a Prefeitura de Andradina está executando serviços de limpeza, sinalização e reparos no asfalto ao longo do percurso.
A importância da romaria é tão grande que o município decreta feriado a partir do meio-dia, respeitando o momento de oração e gratidão vivenciado pelos devotos. Ao final do percurso, os participantes poderão prestigiar a tradicional quermesse organizada pela comunidade local, além de uma programação especial de ritos religiosos promovida pela Igreja Católica.
Origem da devoção
A Procissão do Bom Jesus da Lapa teve início em Andradina há 83 anos com apenas seis participantes. A tradição foi trazida da Bahia pelo casal Antônio Alves da Silva e Erothildes Neves e Silva, moradores de Paramirim (BA), que ao se mudarem para o interior paulista, decidiram construir uma capela dedicada ao Bom Jesus dentro de sua propriedade rural.
Com a ajuda de vizinhos e trabalhadores da região, a construção foi erguida em Paranápolis. Anos depois, a família doou parte das terras para que a comunidade pudesse manter viva essa manifestação de fé.