CASTILHOENTRETENIMENTOREGIÃO
Cavalgada deve reunir 500 animais nas ruas de Castilho neste sábado

A 2ª Cavalgada Acolhedora Tito Sampaio já reúne mais de 30 comitivas inscritas e a expectativa é colocar pelo menos 500 animais, entre cavalos, mulas e bois, no percurso pela cidade. O evento integra a programação dos 73 anos de Castilho e terá concentração a partir das 7h, com saída marcada para as 9h.
O Roni Paparazzi apurou que além de preservar uma tradição ligada à cultura sertaneja, a cavalgada ganha outro significado em 2026: agosto marca um ano desde que Castilho conquistou o título de Município de Interesse Turístico (MIT).
Mais de 500 animais pelas ruas
A concentração das comitivas será na travessia da linha férrea, sentido Paranápolis. A partir das 7h haverá café da manhã exclusivo para os cavaleiros. A organização pede que as comitivas cheguem antecipadamente para que animais e participantes sejam acomodados antes da saída, prevista pontualmente para as 9h.
Depois disso, começa um dos momentos mais visuais da programação de aniversário. O desfile seguirá pela Rua Osório Junqueira, Antônio Tavares, bairro Laranjeiras, Rua Urano, Manoel Ribeiro e Belarmino França.
As comitivas retornarão à Osório Junqueira, atravessando a principal região comercial da cidade, antes de seguirem pela Avenida Getúlio Vargas e chegarem à região da Cascata, na Avenida José Luciano Pereira.
A parte final será realizada por estrada de terra, contornando os fundos do Recinto Adão Severino Batista, onde termina o percurso.
Dois trios elétricos acompanharão o desfile, um na abertura e outro no meio da cavalgada.
Do desfile para a “queima do alho”
Quando os animais chegarem ao recinto, a programação não termina. As comitivas participantes prepararão a própria comida, mantendo a tradição da queima do alho e transformando a chegada em um grande momento de confraternização.
Quem não participa das comitivas também poderá almoçar no local. O almoço será comercializado por R$ 25, com feijão gordo, arroz carreteiro e um espeto. Também haverá venda separada de espetos e serviço de bar.
Tradição também vira turismo
Para o prefeito Paulo Boaventura, a cavalgada pode ajudar Castilho a receber visitantes e fortalecer seu calendário turístico.
“Será um momento de confraternização, de valorização das nossas tradições e também de recebermos os muitos turistas que estarão em Castilho”, afirmou.
A cavalgada se soma a eventos como Festa do Pescador, Torneio de Pesca, Festa do Peão e Carnaval em um momento no qual o município busca transformar seu calendário de festas também em ferramenta de atração de visitantes.
Para quem estiver nas ruas neste sábado, porém, o primeiro sinal de que a festa começou deverá chegar pelo ouvido:
centenas de cascos atravessando Castilho ao mesmo tempo.
HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS








🚨 ANTES DE VIRAR NOTÍCIA…
…ela chega para quem acompanha o Roni Paparazzi +100 MIL pessoas já fazem parte dessa comunidade..
📸 @ronipaparazzi







