POLICIAL

SERVIR E PROTEGER: Batalhão da PM de Andradina que serve a 200 mil pessoas comemora seus 38 anos de fundação

Neste auspicioso dia 10 de abril, o 28º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Andradina, comemora 38 anos de sua fundação. Tudo se iniciou com o 2º Pelotão do 4º Batalhão de Caçadores da Força Pública, instalado em Andradina em 07 de abril de 1962.

A partir dessa data a Polícia Militar, então Força Pública, passou a ter uma presença marcante na cidade, iniciando seu longo e profícuo trabalho de pacificar a região. Em 06 de Outubro de 1971, o 2º Pelotão foi elevado à condição de Companhia, passando a pertencer ao 36º Batalhão, atual 2º BPM/I, com sede na Rua Rio de Janeiro.

Em 27 de dezembro de 1985, a 2ª Companhia do 2º BPM/I foi transformada em Batalhão, sendo denominado 28º Batalhão de Polícia Militar do Interior. A Unidade foi instalada provisoriamente na sede da companhia, que ficava na Rua Paes Leme.

Criado o 28º BPM/I, foi desencadeado um árduo trabalho de instalação da nova Unidade, o que efetivamente ocorreu em 10 de Abril de 1986, data que é considerada o dia do Aniversário da Unidade.
Naquele ano a sede foi transferida em definitivo para a Rua José Augusto de Carvalho, esquina com a Avenida Bandeirantes.

Seu primeiro comandante foi o Major PM Benedito Caetano Navarro, hoje Coronel da Reserva e morador da cidade. Logo após a instalação do Batalhão, teve início uma Escola de Formação de Soldados, que possibilitou o preenchimento das vagas do efetivo fixado para a Unidade.

Em janeiro de 2006 iniciou-se a construção da sua sede própria, situada na Avenida Barão do Rio Branco, 405, Parque Santo Antônio, em Andradina, que foi inaugurada em 28 de dezembro de 2006. A nova e definitiva sede do 28º BPM/I, com terreno doado pelo município em 2005, representou um marco nas atividades da Unidade, pois são instalações novas, projetadas e construídas especificamente para as atividades administrativas e operacionais próprias da segurança pública regional.

E assim, 38 anos depois, a Unidade segue firme, trilhando os passos de seus antecessores que, com lutas e, determinação e coragem, tiveram o destemor de iniciarem a longa caminhada, pavimentando a estrada da Segurança Pública neste rincão do Brasil, vaticinado e profetizado por Euclides da Cunha (no vértice da confluência do caudaloso Paraná com o lendário Tietê surgirá uma grande metrópole) e Cora Coralina (e nas cinzas das coivaras o marco de uma grande cidade) tornando nossa região nacionalmente reconhecida como uma das mais seguras do país.

Se ontem a coragem e o destemor eram as armas principais, com as quais nossos heróis zelavam por tudo, hoje contamos com modernas viaturas de duas e quatro rodas, helicópteros e drones, ferramentas e equipamentos inteligentes que possibilitam aumentar e potencializar o alcance dos trabalhos de prevenção e repressão aos crimes, que se traduzem em índices criminais excepcionais, tornando nossa região uma das mais seguras do estado e do país.

No passado e hoje seguimos fortes, firmes no propósito de servir e proteger, ainda que, muitas vezes, com o sacrifício da própria vida. Com seu efetivo formado por Oficiais e Praças abnegados, homens e mulheres preparados e motivados, diariamente saem às ruas para levar alento e esperança, segurança e conforto, nos 365 dias do ano, à população das 12 cidades que compõem a área territorial do Batalhão: Lavínia, Mirandópolis, Guaraçaí, Murutinga do Sul, Andradina, Nova Independência, Castilho, Itapura, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Sud Menucci, Suzanápolis e Bandeirantes D’ Oeste, com população total estimada em 206.385 habitantes.

Desta forma, em comemoração ao aniversário do Batalhão, o seu comandante atual, Major PM Marcos Antonio Romansini, parabeniza a todos os Policiais Militares que compõem o efetivo do Batalhão, de ontem e de hoje, desejando-lhes muita saúde e proteção, para seguirem firmes na missão de servir e proteger à sociedade paulista.

Polícia Militar, a força púbica do estado.

Siga nossas redes sociais no Instagram Facebook participe da nossa comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar