REGIÃO

Andradina recebe carreta da mamografia para atender 10 mil mulheres

Carreta da Mamografia do Hospital do Amor de Barretos já está em Andradina abrindo um mês de atenção as mulheres para o câncer feminino. Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Carla Back, inicialmente a carreta ficará na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Sylvio Seiji Shimizu, 145, Bairro Peliciari) onde iniciou nesta tarde o atendimento para Mulheres de 40 a 69 anos já cadastradas.

“O cadastro acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde de Andradina, sendo necessário levar o xerox do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência”, explicou Carla Back. Segundo a secretária de Saúde, Maristela Martinho, a carreta ajuda e facilita no acesso ao exame para as mulheres e a oportunidade não pode ser perdida. Essa doença é muito temida pelas mulheres mas muitas acabam deixando de fazer a mamografia por medo. Mas se a doença for detectada no início a chance de cura é bem maior então não custa nada fazer.

Andradina tem 10.608 mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos de idade, o público alvo da campanha. Para realizar a Mamografia é necessário realizar o cadastro antes que já está sendo realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde, sendo necessário o xerox do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Por que a mamografia é tão importante?
A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.

Isso acontece não apenas porque a detecção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva ou mutiladora.

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.

Por meio desse procedimento, é possível se detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.

Participe da comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar