ENTRETENIMENTO

Alunos castilhenses iniciam semana com atividade ambiental no Porto Independência

A semana que marca a metade de junho e o início das primeiras grandes mudanças climáticas que antecedem o Inverno começou de forma espetacular para os alunos do 5º ano da escola rural Maria Bandeira. Graças à mobilização da diretora Célia Ioshizaki e sua equipe, as secretarias municipais de Educação (SME), Meio Ambiente e Turismo (SAMAT) firmaram nova parceria com a iniciativa privada através da ‘Pousada do Tiago’, para proporcionar uma manhã inteira de lazer e aprendizado a pouco mais de 20 alunos num projeto ambiental da professora Letícia Druziani Gonçalves.

Com o tema “A Importância da Água”, Letícia abordou todos os aspectos deste elemento essencial à vida, mas não deixou de focar suas atenções à realidade de seus alunos que convivem próximos à mais importante confluência de rios castilhense: o Aguapeí com o ‘Paranazão’, que é simplesmente o 2º maior rio da América do Sul.

Próxima de finalizar suas atividades sobre o tema relacionado ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05), a professora fez uso de uma sólida parceria que a escola Maria Bandeira possui com o bairro ribeirinho Porto Independência, levando seus alunos não apenas para visitar as margens do rio Paraná, mas também para gravar pequenos vídeos onde estudantes protagonizaram jornalistas apresentando reportagem especial sobre a ‘importância da água’.

A animada viagem ao bairro Porto Independência também resultou em descobertas curiosas sobre os muitos macacos que habitam as árvores ribeirinhas, uma caminhada pela principal rua do bairro coletando material reciclável dispensado por visitantes e moradores, visita a outras pousadas como Gino e Curió, e também um delicioso e diversificado lanche servido próximo ao inigualável deck de madeira da Pousada do Tiago – que possui vista privilegiada para um dos “bicos” da Ilha Comprida.

Toda a ação escolar foi acompanhada de perto pela secretária municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo – Rejane Flor e pelas engenheiras ambientais Maria Custódio e Elaine Ludovico, além da assessora de Cultura e representante da Secretaria de Educação, Aparecida “Nê” Adono.

“Como já foi divulgado antes, Castilho é uma das poucas cidades no país que não segue apenas ‘um Dia Mundial do Meio Ambiente’. Aqui, trabalhamos este tema o ano inteiro e com o maior carinho pois são as nossas riquezas naturais que tornam Castilho uma cidade única no cenário paulista. Para realizar esse trabalho, a parceria com a Secretaria de Educação é essencial e o Tiago [dono da pousada que recepcionou os alunos] se mostrou um colaborador vital para concretizar esse projeto ambiental desenvolvido pela professora Letícia. Vamos continuar a investir no comprometimento com a preservação ambiental das novas gerações, pois o Governo Municipal e a política pública de valorização de nossas riquezas naturais introduzidas pela gestão do prefeito Paulo Boaventura apostam justamente nessa verdade incontestável de que são estes alunos que realmente farão a diferença no futuro de nosso município e do planeta”, finalizou a secretária Rejane Flor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar