POLICIAL

Dia do Meio Ambiente: atuação da PM Ambiental em rios e mares garante preservação da fauna aquática

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (05), a Polícia Militar Ambiental reforça a importância da preservação ambiental. Para que as leis ambientais sejam cumpridas os policiais atuam permanentemente nas áreas de preservação, sejam elas terrestres ou aquáticas. De janeiro a maio de 2023, a corporação realizou 3,3 mil fiscalizações de pesca. Além disso, resgatou tanto em terra quanto em ambiente aquático 6,3 mil animais, bem como realizou 6,6 mil ações em áreas rurais, 957 em unidades de conservação, fiscalizou 577 comércios e transporte de madeira ilegal e elaborou 5,9 mil autos de infração.

Em São Paulo, o Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) conta com efetivo fixado de mais de 2,1 mil homens e mulheres, divididos em 100 unidades em todo estado. Além da atuação terrestre, em regiões de mata ou em áreas rurais, a PM Ambiental também se destaca no policiamento náutico, ou seja, também faz parte de suas atribuições proteger os rios, lagos e represas. A modalidade ainda é ensinada pela corporação em curso completo, que inclui técnicas de salvamento, abordagem, operação de embarcações e técnicas de navegação. 

O 2º Sargento Israel Oliveira, de 35 anos, trabalha na 5ª Companhia Marítima do 3º Batalhão da PM Ambiental desde sua formação policial, há 15 anos. Para ele, trabalhar na área exige muito conhecimento e trabalho mental.  “O maior desafio é se manter treinado fisicamente e psicologicamente para um ambiente inóspito que operamos. Temos que estudar legislação, mecânica, navegação, enfrentar mares e situações muito complexas, como as condições climáticas”, destacou Israel.

Em rios e mares, a PM Ambiental é a responsável por fiscalizar de pesca ilegal para garantir a preservação da fauna aquática. Além disso, também faz salvamentos de pessoas que estão em situação de risco em embarcações e ainda atuam quando algum crime ocorre em meio as águas, como, por exemplo, o contrabando. 

Para desempenhar essas funções, o profissional recebe o apoio necessário na unidade e durante o estágio desenvolve habilidades como técnicas de navegação, abordagens de embarcação e identificação de crimes ambientais.

“Trabalhar em um ambiente natural como florestas e rios me permite uma conexão especial com a natureza, que desperta um sentimento que admiro e defendo”, diz o 2º Sargento.

Educação Ambiental

O compromisso e o desempenho da Polícia Militar Ambiental na preservação do Meio Ambiente vai além do policiamento ostensivo já que, em meio as operações realizadas, ainda há espaço para ensinar a população sobre crimes contra a natureza e a importância de não os cometer. Essa atividade é denominada educação ambiental, como explica a tenente Tafnes, comandante do 2° Pelotão da 3ª Companhia do 3º Batalhão da PM Ambiental. 

“A partir do momento que você está patrulhando determinado local em que a quantidade de crimes é alta e compartilha o porquê não fazer aquilo com algumas pessoas, você já realiza a educação ambiental apenas compartilhando o conhecimento que possui”, diz.

A necessidade de proteger a fauna e a flora fez com que a tenente, de 22 anos, atuasse na área ambiental. “Nós acabamos com vegetações que às vezes demoram décadas para se regenerar”, exemplifica.

Uma das ações realizadas por um educador ambiental é o plantio de mudas. Somente em 2023, foram plantadas 33.408 mudas de árvores nativas em áreas de unidades de conservação afetadas por queimadas, matas ciliares e regiões de recarga em mananciais.

“A maioria desses plantios ocorrem em escolas, com crianças, então ali você já transmite a importância da preservação e do incentivo a regeneração da natureza”, diz Tafnes.

Entre janeiro a maio deste ano, foram realizadas 323 ações de educação ambiental, impactando diretamente mais de 20 mil pessoas, em especial crianças e jovens da rede pública de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar