REGIÃO

Qual é o melhor tipo de exercício físico para cada pessoa?

Exercitar-se não é apenas um hobby, mas uma necessidade do ser humano. Indivíduos que se exercitam regularmente têm uma série de benefícios, além de prevenir problemas de saúde.

Segue alguns dos benefícios que a prática regular pode provocar:

  • Fortalecimento dos músculos, ossos e articulações;
  • Redução dos riscos de doenças cardiovasculares; redução do colesterol LDL (ruim) e aumento do HDL (bom); diabetes tipo 2, doença metabólica e alguns tipos de câncer (bexiga, seio, endométrio, esôfago, rim, pulmão, estômago);
  • Controle do peso corporal;
  • Mais disposição, qualidade de vida, controle da ansiedade, estresse e depressão;
  • Manutenção das habilidades de pensamento, aprendizado e julgamento entre idosos;
  • Fortalecimento da autoestima e autoconfiança;
  • Aumento da expectativa de vida;

Parar de 30 a 60 minutos por dia para praticar algum exercício, é fazer um investimento em saúde e bem-estar, algo que irá impactar diretamente em todos os aspectos da vida, a curto e longo prazo.

Agora, como encontrar o melhor tipo de exercício físico, levando em conta a idade, rotina e doenças preexistentes?

O primeiro passo para descobrir isso é procurar uma avaliação profissional. Um médico será responsável por diagnosticar o melhor e mais adequado exercício físico a ser praticado, dizer se existe alguma questão que precisa de cuidado, se será necessário evitar certas modalidades ou se há aptidão para praticar o exercício escolhido mais agradável. 

A Bio Mundo, pensando na qualidade de vida de todos os brasileiros, separou uma lista com 10 tipos de exercícios físicos ideais para quem está iniciando o desafio de uma vida mais saudável. 

A empresa é focada em produtos naturais, nutrição esportiva e suplementação, que surge nesse projeto, para acompanhar e facilitar a rotina. Nela é possível encontrar desde os itens mais básicos para uma alimentação diária até produtos mais específicos para suplementação, itens livres de lactose, sem gordura, veganos, diet, light, integrais, sem glúten, funcionais, vegetarianos, que somam em média 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel. Todos esses produtos contribuem para uma dieta rica em vitaminas e nutrientes para o corpo, perfeitos aliados para quem está entrando nesse mundo mais saudável.

Vamos lá à lista selecionada!

1 – CAMINHADA

Para aqueles que não têm tempo de praticar um esporte ou ir à academia todos os dias, a caminhada também é uma ótima opção para cuidar da saúde e manter o condicionamento físico, uma vez que contribui para que o seu corpo continue em movimento, elimina calorias e favorece o bom funcionamento do seu organismo. A caminhada é a atividade mais indicada para quem está começando. Ela pode ser facilmente encaixada na rotina, pode ser realizada em parques, perto de casa, indo ou voltando do trabalho.

2 – CORRIDA

Considerada como a versão mais avançada da caminhada, é considerada um tipo de atividade física intensa com alto poder aeróbico, por isso correr por cerca de meia hora todos os dias já pode contribuir significativamente para a saúde de quem pratica esse tipo de atividade.

3 – MUSCULAÇÃO

Algumas pessoas preferem se exercitar em ambientes, digamos, mais controlados e as academias são uma ótima pedida! Nela, os instrutores passam os exercícios de musculação para os alunos, mostrando a forma certa de realizar cada movimento. É uma modalidade excelente para quem deseja fortalecer os músculos.

4 – NATAÇÃO

Sua prática é vista por muitos apenas como uma forma de aumentar a massa muscular, no entanto, esse treinamento possui inúmeros benefícios, sendo inclusive capaz de combater a depressão, por exemplo. Além disso, a musculação melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui a quantidade de gordura, auxilia o emagrecimento, diminui o risco de diabetes, aumenta a autonomia em idosos e garante mais disposição física.

5 – HIDROGINÁSTICA

Os exercícios na piscina, além de refrescantes, ajudam a tonificar os músculos e melhorar a capacidade cardiorrespiratória.

Por ser realizada na água, a hidroginástica proporciona menor impacto nas articulações. Portanto, a atividade é comumente indicada para idosos e grávidas também, já que ameniza as dores nos membros inferiores.

6 – CICLISMO

Mais uma opção para quem gosta de se exercitar ao ar livre, o ciclismo é um tipo de atividade com grandes benefícios para a saúde. Dá para praticar andando em parques, nas ruas ou, para os mais radicais, em montanhas, com o chamado mountain bike.

7 – PILATES

Pilates é um conjunto de exercícios que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas, assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

O pilates é bastante indicado para idosos, gestantes, pessoas com problemas na coluna ou qualquer um que deseje o fortalecimento muscular.

8 – DANÇA

Dançar também é uma forma de se exercitar e o fato de ser uma atividade divertida pode tornar o processo ainda mais prazeroso. Muitas academias de ginástica oferecem aulas de dança de ritmos diversos, como zumba, lambaeróbica, dança africana, entre outras. Essa modalidade também pode ser praticada em casa, com uma rápida busca no YouTube é possível encontrar vídeos de professores ensinando coreografias.

9 – TREINAMENTO FUNCIONAL

O treinamento funcional é um tipo de atividade física em que são realizados movimentos naturais do corpo humano, como: correr, pular, agachar, empurrar, girar. É ótimo para melhorar o condicionamento físico e o desempenho nas atividades do cotidiano.

Pode ser realizado em academias ou ao ar livre, mas é importante ter sempre o acompanhamento de um profissional para se certificar de realizar os movimentos da maneira certa, evitando lesões.

10 – IOGA

Por fim, uma prática que não é resumida a apenas uma atividade física, mas que coloca o corpo em movimento, além de incluir também a mente. Podemos dizer que é um tipo de meditação em movimento, capaz de gerar diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente.

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. Suas filhas, em especial, já consumiam e “faziam parte” do universo mais saudável e fitness, o que colaborou e incentivou o início de toda a criação.

Possui mais de 150 lojas espalhadas em 18 estados do Brasil em apenas 7 anos de história. Conta com 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel.

É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar