POLICIAL
Guardas Municipais de Araçatuba fazem história: primeiras mulheres a concluir curso do Bope

DE CASTILHO (SP) POR RONI PAPARAZZI – Um marco histórico foi registrado pela Guarda Civil Municipal de Araçatuba no último dia 21 de setembro. As guardas Dayane Fernanda da Silva e Jéssica dos Santos Silva se tornaram as primeiras mulheres da corporação a concluírem o desafiador Curso de Operações Especiais “Combate Urbano”, ministrado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em Itapecerica da Serra (SP).
O treinamento, considerado um dos mais rigorosos do país, reuniu agentes de diversas forças de segurança brasileiras e até representantes internacionais do México. Durante dez dias, os participantes foram submetidos a provas psicológicas, técnicas e físicas, em condições extremas de restrição de sono e alimentação.
Liderança feminina em destaque
Entre os 20 participantes, apenas metade concluiu o curso. E a GCM Dayane Fernanda da Silva não apenas chegou até o fim, como se destacou ao conquistar o 1º lugar na classificação geral, superando homens de diferentes corporações nacionais e estrangeiras.
Força feminina na segurança pública
O secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Júlio César dos Santos, ressaltou o simbolismo da conquista:
— “É motivo de orgulho para a Guarda Civil Municipal e para Araçatuba. A dedicação e o desempenho das nossas agentes mostram a força da mulher na segurança pública”, afirmou.
A presença e o desempenho de Dayane e Jéssica nesse treinamento histórico reforçam o papel cada vez mais importante da mulher em áreas tradicionalmente masculinas, ampliando a representatividade e a capacitação da GCM de Araçatuba na proteção da população.