POLICIAL
CPI-10 de Araçatuba prepara instalação da “Cabine Lilás” para atendimento a mulheres vítimas de violência

O Comando de Policiamento do Interior (CPI-10) de Araçatuba está se preparando para implantar a “Cabine Lilás”, um espaço exclusivo para o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em todos os municípios da região.
De acordo com o subsecretário de Segurança Pública, Rogério Fagundes Vilhalva, a cabine será instalada dentro do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) e contará com policiais militares especialmente treinadas para oferecer apoio e orientação por meio do contato telefônico.
— “A Cabine Lilás será um espaço reservado para que as vítimas tenham tempo e segurança de conversar, receber informações e saber como agir diante da violência sofrida”, explicou Vilhalva.
Atendimento humanizado e especializado
Segundo o comandante do CPI-10, Coronel PM Marcos Rogério Lemes, o atendimento será realizado exclusivamente por policiais femininas, buscando garantir um ambiente acolhedor e de confiança para as vítimas.
A iniciativa tem como foco o combate à violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra a mulher.
O atendimento poderá ser solicitado através do 190, número de emergência da Polícia Militar. Durante a ligação, a vítima pode pedir — ou ser direcionada — para a Cabine Lilás, onde receberá orientações detalhadas sobre proteção e direitos.
Orientação e redes de apoio
As mulheres atendidas terão acesso a informações sobre:
- assistência jurídica gratuita;
- pensão alimentícia;
- guarda dos filhos;
- abrigos disponíveis;
- auxílio-aluguel;
- serviços de saúde.
Além disso, as vítimas também aprenderão a utilizar os recursos do aplicativo SP Mulher Segura, do Governo de São Paulo.
Aplicativo SP Mulher Segura
Entre as funcionalidades do app, está a possibilidade de registrar boletins de ocorrência sem sair de casa. O sistema também disponibiliza o botão do pânico, que pode ser acionado em casos de descumprimento de medidas protetivas, além de orientações rápidas sobre como chamar a Polícia Militar em situações de ameaça ou violência.
Com a instalação da Cabine Lilás, o CPI-10 busca oferecer acolhimento humanizado e mais ferramentas de proteção às mulheres, fortalecendo a rede de apoio no combate à violência doméstica e familiar em toda a região.