POLICIAL

SP inicia notificação de 700 pessoas em posse de celulares roubados ou furtados com nova fase do Programa SP Mobile

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) deu início nesta terça-feira (2/9) a uma nova fase do Programa SP Mobile, que vai notificar cerca de 700 pessoas em todo o estado que estão em posse de celulares com restrição criminal — aparelhos roubados ou furtados que voltaram a ser ativados. Foto: Agência SP.

Segundo o Núcleo Estratégico Interdisciplinar do Sistema SP Mobile, o objetivo é ampliar a recuperação dos dispositivos e combater a receptação, muitas vezes praticada por pessoas que adquirem os aparelhos sem saber da origem ilícita.

Como vai funcionar?

A operação terá duas etapas:

  • 1ª etapa: envio de 700 intimações para os atuais possuidores de celulares identificados com queixa criminal. Eles terão três dias úteis para devolver o aparelho voluntariamente no endereço indicado.
  • 2ª etapa: caso não haja devolução, os dados serão repassados à Polícia Civil, que fará diligências para busca e apreensão. Nessa fase, a pessoa poderá ser levada à delegacia e até responder por receptação, dependendo das circunstâncias apuradas.

Resultados já alcançados

O SP Mobile teve início em junho e, até agora, já possibilitou a recuperação de 3,5 mil celulares em todo o estado. Destes, 52% foram devolvidos às vítimas.

O sistema cruza os dados de boletins de ocorrência com informações das operadoras de telefonia, permitindo localizar aparelhos reativados e desarticular redes criminosas de revenda.

Expansão em todo o estado

De acordo com o delegado Rodolfo Latif Sebba, coordenador do SP Mobile, essa é a primeira vez que a ação acontece em larga escala.
“Pela primeira vez, a ação de notificação e recuperação de aparelhos deixa de ser pontual e passa a abranger todo o território paulista de forma simultânea. O aprimoramento contínuo do sistema permite uma identificação em massa e muito mais precisa dos atuais possuidores, tornando a operação mais eficiente e assertiva”, explicou.

Orientação à população

A SSP reforça que é fundamental registrar boletim de ocorrência em casos de furto ou roubo, incluindo o número do IMEI do celular. Esse dado é essencial para alimentar o sistema e possibilitar que o aparelho seja identificado e devolvido ao verdadeiro dono.

Com a nova fase do SP Mobile, o estado busca não apenas recuperar aparelhos, mas também fortalecer o combate ao crime organizado e reduzir o mercado ilegal de celulares em São Paulo.

Siga nossas redes sociais e participe da nossa comunidade do Canal de noticias do Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias da região de Araçatuba do dia direto no seu celular siga nosso  Instagram e Facebook Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar