POLICIAL
Polícia Militar Ambiental de SP recebe prêmio nacional por combate a crimes ambientais e uso de tecnologia inovadora

A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo foi reconhecida nacionalmente pelo trabalho de excelência no combate a crimes ambientais, especialmente em incêndios florestais. O prêmio foi concedido pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria da Segurança Pública Nacional (Senasp), destacando o uso estratégico da plataforma Brasil Mais – Meio Ambiente Integrado e Seguro. Foto: Agência SP.
Monitoramento em tempo real
A ferramenta utiliza imagens de satélite para realizar o monitoramento em tempo real do solo, possibilitando identificar de forma ágil alterações como focos de incêndio, desmatamento, construções irregulares em áreas de difícil acesso e até o avanço da ocupação populacional.
Segundo o capitão Alonso Silva, comandante da 2ª Companhia da PM Ambiental, localizada em Fernandópolis e responsável pela fiscalização em 49 municípios do noroeste paulista, a tecnologia gera eficiência e economia:
“A plataforma representa uma economia de tempo e gasto para as forças de segurança, já que o policial só é deslocado para o local quando realmente há um foco de incêndio, identificado previamente pela ferramenta.”
Resultados expressivos
Somente em 2024, primeiro ano de uso da tecnologia, a unidade lavrou 411 autos de infração ambiental, relacionados a queimadas e desmatamentos, totalizando R$ 19 milhões em multas. Entre janeiro e julho de 2025, já foram aplicadas sanções que somam R$ 165 mil.
Os dados ficam disponíveis na Central de Comando e Controle da PM Ambiental, que os repassa às equipes em campo, permitindo atuação mais rápida e direcionada.
Premiação em Brasília
A homenagem foi entregue durante o Encontro Nacional de Usuários Rede Mais, em Brasília, com menção honrosa pelo uso estratégico da plataforma Brasil Mais no Combate ao Fogo e Identificação do Início do Evento Incendiário.
Para o capitão Silva, o reconhecimento reforça a importância da tecnologia aliada à segurança:
“O prêmio é uma coroação do serviço realizado pela Polícia Militar, que utiliza a tecnologia a serviço da população para fazer justiça e criminalizar os verdadeiros culpados pelos incêndios.”
Queda histórica nos focos de queimadas
A conquista vem em um cenário positivo para o estado de São Paulo, que registrou uma redução de 86% nos focos de incêndio em agosto de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 494 focos, contra 3.612 em 2024, número inferior também à média histórica de 1.014 focos no mês.
A queda está diretamente relacionada ao fortalecimento das ações do Governo de São Paulo com a Operação SP Sem Fogo, realizada em parceria entre as Secretarias de Segurança Pública, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), além da Defesa Civil Estadual. Durante o período de estiagem, a operação entra na fase vermelha, intensificando as medidas de prevenção e combate.
Com a premiação e os resultados alcançados, a PM Ambiental paulista reafirma seu papel como referência nacional no uso de tecnologia e na preservação do meio ambiente.