REGIÃO

São Paulo já realizou mais de 75 mil atendimentos via Programa Saúde Digital Paulista

São Paulo, 21 de julho de 2025 – Desde seu lançamento em 2024, o Programa Saúde Digital Paulista, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, já promoveu mais de 75 mil atendimentos por telessaúde. A iniciativa abrange todos os níveis de atenção à saúde e ampliou significativamente o acesso à assistência, oferecendo facilidade, eficiência e cuidados mais próximos ao cidadão.

Principais frentes de atuação

  • TeleAPS (Atenção Primária): presente em 60 Unidades Básicas de Saúde, contabilizou mais de 33 mil teleatendimentos, beneficiando mais de 20 mil pacientes.
  • AME+ Digital (Atenção Especializada): oferece consultas em 14 especialidades agendadas por central regulatória, com mais de 5 mil atendimentos e resolutividade superior a 85 %.
  • TeleUTI: suporte remoto para equipes de UTI em 19 hospitais, com mais de 12 mil discussões de casos e atendimento a mais de 2 mil pacientes.
  • TeleSAP: atendimento à população privada de liberdade em 68 unidades prisionais, totalizando mais de 27 mil teleconsultas para mais de 20 mil internos.

Depoimento da coordenadora

Cristina Balestrin, coordenadora do programa, destaca que a telessaúde “aproxima a Saúde do cidadão e é mais eficiente com o cuidado, evitando deslocamentos desnecessários. Pessoas que não precisariam estar em uma unidade de pronto atendimento podem ter suas questões de saúde resolvidas por meio de uma teleconsulta”. A escolha entre modalidade presencial ou remota é sempre do paciente.

Integração com o Poupatempo e ações preventivas

Através do aplicativo Poupatempo, os cidadãos têm acesso a iniciativas preventivas, como:

  • Programa Mulheres de Peito: rastreamento ativo de câncer de mama e incentivo à realização de exames preventivos.
  • Filho que Ama leva o Pai ao AME: check-ups gratuitos voltados a homens com mais de 50 anos, com foco em rastreamento de câncer de próstata.

Impactos e próximos passos

O programa já apresenta resultados expressivos em menos de dois anos:

  • Mais de 75 mil atendimentos realizados.
  • Altas taxas de resolutividade (até 85% em AME+ e TeleAPS).
  • Redução de deslocamentos e de tempo de espera.
  • Atendimento direcionado a populações vulneráveis.

A próxima etapa envolve a expansão das modalidades de telessaúde e continuidade da capacitação de equipes, com o propósito de ampliar ainda mais o acesso e fortalecer a infraestrutura digital de saúde em todo o estado.

Siga nossas redes sociais e participe da nossa comunidade do Canal de noticias do Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias da região de Araçatuba do dia direto no seu celular siga nosso  Instagram e Facebook Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar