REGIÃO

ONG de jornalista tem feito diferença em Andradina

A ONG Impacto Verde Recuperando e Humanizando Espaços Urbanos – avança de maneira gradativa na revitalização de áreas adjacentes ao Cento Cultural Pioneiros de Andradina. Desde a adoção do espaço pergolado, no último ano da gestão anterior, a ONG vem tentando dar uma nova cara àquele ambiente, agora florido e gramado, com mesas e assentos em cimento e luminárias.

Com a doação de pedras da Pedreira Três Irmãos e transporte da Skalla Terraplanagem e Pavimentação, a Ong agora visa a criação de um jardim desértico no cruzamento da linha férrea, na rua Acácio e Silva [no prolongamento do pergolado].

Sem recursos, entretanto, a entidade depende da parceria com o Setor de Obras do Governo Municipal para execução do projeto, que envolve construção de calçada, guias e traslado das pedras já depositadas nas imediações, num raio de 50 metros aproximadamente.

E de outro lado, depende da parceria da Secretaria de Meio Ambiente para aquisição de acessórios e plantas a serem cultivadas no novo jardim. O Objetivo é deixar aquela área ainda mais atrativa, tanto para os munícipes como visitantes.

“O quadro reduzido do setor de Obras, a alta demanda de serviços e o tempo chuvoso têm dificultado suporte ao projeto, mas dentro do possível o fiscal geral Paulão tem nos atendido. No momento, aguardo a relocação das pedras para formar a base do canteiro e simultaneamente a construção do passeio”, comenta o repórter Moisés Eustáquio, presidente da Ong.

IMPACTO VERDE E MEIO AMBIENTE
Independente disso, Moisés Eustáquio se mantem focado no cuidado para com a área pública. Esse trabalho vem sendo reforçado com a parceria do Meio Ambiente, administrado pela secretária Leila Rodrigues.

Dessa união de esforços tem nascido projetos de jardinagem na área de ampliação do estacionamento no novo centro comercial ao longo da rua Manoel Teixeira de Freitas, entre as ruas Paes Leme e Euclides da Cunha, margem da ferrovia.

“Várias espécies vêm sendo cultivadas nos canteiros erguidos aos pés das palmeiras, desde primaveras, resedá gigante, grama comum e amendoim, rabo de gato, entre outras. A meta é mudar o visual desses locais e deixá-los atraentes”, acrescenta o presidente da ONG.

TRABALHO VOLUNTÁRIO
“Você é o que você faz, não o que você diz que vai fazer”. Essa frase é inspiradora, mas é Deus e o amor pela cidade quem me motivam a persistir nesses projetos voltados à natureza ao bem-estar da comunidade. Acho que todos deveriam colaborar um pouquinho, especialmente na preservação dos espaços públicos”, afirma Moisés Eustáquio, que desenvolve trabalho voluntário.

Segundo o repórter, no momento a ONG aguarda emenda de R$ 100 mil para investir no paisagismo dos canteiros que ladeiam o Centro Cultural. “Infelizmente, há quase 2 anos o processo está emperrado no Governo do Estado”, observa ele, destacando o deputado Sargento Neri pelo envio do recurso
SANTA CECÍLIA – Na entrada deste bairro, de frente para a rua Bandeirantes, o Projeto Impacto Verde mantém cinco belas palmeiras azuis rodeadas de lantanas camarás, uma espécie de cartão de visitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar