REGIÃO

CRIANÇAS E SANEAMENTO: entenda a importância para a fase infantil

Você sabia que o saneamento básico está diretamente ligado à qualidade da saúde e até mesmo no rendimento escolar das crianças? Esse serviço é tão essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade, em especial na fase infantil, que, em 2016, a ONU (Organização das Nações Unidas) o declarou como um direito humano. 

Neste mês, em que é comemorado o Dia das Crianças (12/10), é importante evidenciar que, em Andradina e Castilho, a população conta com água e esgoto tratados devido aos investimentos realizados pela Águas Andradina e Águas Castilho, empresas do Grupo Iguá e Sabesp.

“Investimos em melhorias nos serviços de água e esgoto e, desde quando chegamos nas cidades, a água passou a ser fluoreta, criando as primeiras gerações de crianças que podem contar com flúor direto da torneira. Este elemento é considerado pelos profissionais da odontologia um importante mineral para a manutenção da saúde bucal, principalmente nos primeiros anos de vida.”, afirma o gerente operacional da Águas Andradina e Águas Castilho, Matheus Felipe Silva.

É importante lembrar que essa realidade é bem diferente do restante do Brasil, já que aproximadamente 13 milhões de crianças não usufruem desse serviço, segundo informações do Instituto Trata Brasil, colocando a população com até doze anos em situações de vulnerabilidade em diferentes aspectos sociais fundamentais.

Por que o saneamento é tão importante?

  • A ONU afirma que o baixo rendimento escolar, o índice de reprovação e a evasão escolar são bem maiores em áreas sem infraestrutura de saneamento.
  • Em comunidades onde o esgoto não é tratado e corre ao céu aberto com falta de água tratada há riscos de surtos de doenças que comprometem a saúde das crianças e causam grandes impactos no sistema de saúde. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% das diarréias agudas no mundo estão relacionadas ao consumo de água imprópria, higiene precária em regiões de pouca disponibilidade desse recurso e ausência ou precariedade de esgotamento sanitário.
  • No Brasil, 28% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola estudam em estabelecimentos sem todos os itens de saneamento básico, ou seja, não têm acesso a pelo menos um desses serviços: água filtrada, esgotamento sanitário e coleta de lixo. Nas creches, 21% das crianças até os 3 anos de idade não têm acesso ao serviço básico. Os dados são do Observatório do Marco Legal da Primeira Infância (Observa).  
  • Sem saneamento, tanto as crianças ficam mais expostas a doenças como hepatite A, verminoses, dengue e à própria covid-19, uma vez que uma das recomendações para evitar o contágio é lavar as mãos com frequência.

Ações socioambientais

Como parte da agenda de atividades das áreas de Responsabilidade Social e Meio ambiente, a Águas Andradina e Águas Castilho realizam no decorrer de todo ano ações, junto às comunidades, e em especial direcionadas às crianças, como palestras aos estudantes como o projeto “Águas Andradina e Águas Castilho nas Escolas”, visitas monitoradas nas instalações da empresa pelo programa “Você no Saneamento”, plantios de árvores, doações. “As crianças são grandes propagadoras de conhecimento em suas famílias e nas comunidades onde vivem e trabalhar assuntos ligados à consciência ambiental é uma potente forma de criar cidadãos comprometidos com o meio ambiente e as cidades”, explica Matheus.

Nesta Semana das Crianças, as concessionárias levaram água fresca e de qualidade com o Aquamóvel para os participantes das atividades realizadas pela Prefeitura de Andradina, Rotaract Clube de Andradina e Prefeitura de Castilho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar