REGIÃO

Águas Andradina e Águas Castilho alertam população sobre os riscos das redes cruzadas

Em residências ou comércios com tubulação única para resíduos de esgoto e água de chuva podem ocorrer extravasamentos principalmente em dias de chuva

Você sabia que ligações irregulares de águas pluviais nas redes de esgotamento sanitário, popularmente conhecidas como ligações cruzadas, podem provocar extravasamentos dentro e fora dos imóveis, ocasionando a abertura de tampas de poços de visitas nas vias públicas podendo até causar acidentes e transtornos devido a possíveis rompimentos de redes coletoras de esgoto.

Na região, a Águas Andradina e a Águas Castilho, empresas do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, alertam a população para esse problema que fica ainda mais em evidência em dias de chuva. O aumento na vazão nas redes coletoras de esgoto acontece porque o esgoto gerado nas residências e a água de chuva não devem se misturar por serem totalmente diferentes, já que a tubulação para o primeiro caso é projetada para o consumo interno gerado nas residências, encaminhando esse material para as estações de tratamento, enquanto a água proveniente da drenagem das chuvas de ser encaminhada às galerias pluviais que são dimensionadas para um grande fluxo em um curto espaço de tempo.

Prevenção

Para evitar ou amenizar esses extravasamentos, as concessionárias executam limpezas em redes de esgoto dos municípios durante todo ano. Esse trabalho de manutenção preventiva acontece periodicamente e tem como objetivo retirar os resíduos sólidos da tubulação, que dificultam a passagem dos esgotos domiciliares, porém também é necessário adequar as redes de esgoto dos imóveis com ligações inadequadas.

Como eliminar as ligações cruzadas?

Mesmo parecendo tão simples, ainda existem em muitos imóveis com encanamento único para os dois tipos de resíduos (esgoto e chuva).

Se em dias de fortes chuvas, você presenciar na sua residência, o retorno de esgoto, pode ser que seu imóvel seja um exemplo de ligação cruzada. Quando isso acontece, as redes estão operando acima de sua capacidade, podendo gerar obstruções, mau cheiro e até interdições no trânsito devido a extravasamentos nas ruas ou avenidas.

É importante procurar um profissional da área para resolver esse problema e evitar transtornos. Em caso de novas construções, verifique se as instalações estão adequadas com redes individuais, uma para água de chuva e outra para resíduos de esgoto.

Ficou com dúvidas?

As concessionárias mantêm canais de atendimento ao cliente prontos para esclarecer dúvidas relacionadas aos serviços de água e esgoto. Em Andradina, os contatos são: 0800 775 0195, WhatsApp (18) 99637 4603 ou acessando o site www.igua.com.br/andradina. E em Castilho, 0800 770 3195, WhatsApp: (18) 99609-5213 ou acessando o site www.igua.com.br/castilho.

Quem preferir atendimento presencial, as lojas, localizadas na rua Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, e na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, funcionam normalmente, das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Siga nossas redes sociais no Instagram Facebook participe da nossa comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar