REGIÃO

Andradina vai receber carreta da mamografia do Hospital de Amor

A Carreta da Mamografia do Hospital do Amor de Barretos que chega a Andradina na próxima segunda-feira (17) abrindo um mês de atenção as mulheres para o câncer feminino.

Segundo a Coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Andradina, Carla Back, um diagnóstico precoce pode ser o diferencial na luta contra o câncer de mama. As histórias de luta contra o câncer de mama são inspiradoras e o diagnóstico é sempre decisivo para o início do tratamento.

A carreta ajuda e facilita no acesso ao exame para as mulheres e a oportunidade não pode ser perdida. Essa doença é muito temida pelas mulheres mas muitas acabam deixando de fazer a mamografia por medo. Mas se a doença for detectada no início a chance de cura é bem maior então não custa nada fazer.

Andradina tem 10.608 mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos de idade, o público alvo da campanha. Para realizar a Mamografia é necessário realizar o cadastro antes que já está sendo realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde, sendo necessário o xerox do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Por que a mamografia é tão importante?
A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.
Isso acontece não apenas porque a detecção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva ou mutiladora.

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.

Por meio desse procedimento, é possível se detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.

Participe da comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar