REGIÃO

Defesa Civil do Estado realiza capacitação sobre segurança de barragens 

A Defesa Civil do Estado de SP realiza, nesta terça-feira, 11 e quarta-feira,12, a Capacitação de Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência nos municípios de Araçatuba e Votuporanga. Os treinamentos fazem parte de um roteiro que percorrerá o estado de São Paulo, com o objetivo de capacitar os coordenadores de defesa civil, servidores municipais e empreendedores de barragens. O primeiro treinamento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, no último dia 22, e contou com a presença de cerca de 500 pessoas, de 141 municípios do estado.

Nesta terça-feira, 11, a equipe da Defesa Civil estará em Araçatuba. Para este treinamento foram convidados 68 municípios da região. Destes, 24 estão inseridos na mancha de inundação, ou seja, poderão ser afetados de algum modo em caso do rompimento de alguma barragem. Já na quarta-feira, 12, o treinamento acontecerá em Votuporanga, com a presença de 96 cidades, sendo 20 delas inseridas na mancha de inundação.

A capacitação abordará temas relacionados ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, com foco na competência natural e integração da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC – com todas as políticas setoriais e necessidade de elaboração de PLANCON (Plano de Contingencia), aspectos legais da PNSB (Política Nacional de Segurança de Barragens), com integração com a PNPDEC, Plano de Ação de Emergência (PAE), com elaboração participativa direcionando o papel do poder público municipal e sua integração com o empreendedor, elaboração do Plano de Contingência Municipal (PLANCON) e elaboração do Plano de Contingência Municipal (PLANCON) para barragem.

A capacitação de barragens é uma das áreas de atuação da Defesa Civil, com o objetivo de garantir a segurança e minimizar os riscos associados a essas estruturas, além da conscientização da população que vive nas áreas de influência dessas estruturas. “É um evento muito importante que reúne não somente os profissionais, mas também a população para fazer um trabalho de qualificação para segurança de todos”, destaca o Coordenador Estadual Coronel PM Henguel.

Esses treinamentos visam garantir que os responsáveis pelas barragens tenham conhecimento adequado sobre as suas características e funcionamento, além de estarem preparados para identificar e agir em situações de emergência.

Participe da comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar