REGIÃO
Arara-canindé pousa no braço de GCM durante patrulhamento em Ilha Solteira

Um momento inusitado marcou o patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ilha Solteira (SP) na última quinta-feira (24). O guarda André Luis Jacinto Ketelhut, de 51 anos, foi surpreendido por uma arara-canindé que decidiu “pegar carona” e pousou em seu braço, apoiado na porta da viatura.
A cena ocorreu no bairro Jardim Novo Horizonte e foi registrada em vídeo pela colega de farda que acompanhava o agente. Para evitar que a ave danificasse a viatura, o guarda preferiu mantê-la no braço, mesmo com a surpresa.
“Devido à baixa velocidade em que estávamos, não me assustei. Algumas araras acompanham veículos próximos, demonstrando confiança e sem medo de se aproximar”, contou o GCM em entrevista ao G1 Tv Tem.
Ilha Solteira é conhecida justamente pela convivência harmônica com essas aves, que ganharam até uma praça dedicada a elas: a “Praça das Araras”, ponto de encontro de moradores e turistas para apreciar o voo e a reunião dos bandos no fim da tarde.
Segundo André Ketelhut, a repercussão do vídeo entre colegas e nas redes sociais não era o objetivo, mas ele reconhece que a cena chama atenção. “Confesso que desejava viver um momento assim trabalhando, até que esse dia chegou. A emoção é muito grande. É gratificante ser surpreendido por um animal desses. Em 30 anos de serviços na Guarda Municipal, foi a primeira vez que vivi uma experiência tão satisfatória”, celebrou.