CASTILHOREGIÃO

Viralcool reforça alerta contra incêndios no campo e orienta população sobre como agir ao identificar fogo

Campanha Fogo Zero destaca riscos do período seco, medidas preventivas e canais para acionamento de equipes em casos de incêndio

A Viralcool voltou a reforçar nesta quarta-feira, 2 de setembro, o alerta para a prevenção de incêndios em áreas rurais, em mais uma ação da campanha Fogo Zero nos Canaviais, desenvolvida em parceria com a Copersucar.

A publicação chama atenção especialmente para as condições encontradas durante o período mais seco do ano e orienta trabalhadores e moradores sobre como agir ao perceber fogo ou fumaça no campo.

A reportagem do Roni Paparazzi apurou que a combinação de menor volume de chuva, baixa umidade e vento pode contribuir para o ressecamento da vegetação e favorecer uma propagação mais rápida das chamas quando um incêndio começa.

Por isso, prevenção e rapidez na comunicação de uma ocorrência tornam-se partes da mesma estratégia.

Fogo não ameaça apenas a plantação

Quando um incêndio se espalha por uma área rural, o prejuízo pode ultrapassar os limites de uma lavoura.

O material divulgado pela Viralcool chama atenção para possíveis danos ao solo, impactos sobre fauna e flora, prejuízos às áreas de cultivo, perdas de produção e riscos para trabalhadores e comunidades próximas.

A prevenção, portanto, não começa quando as primeiras chamas aparecem.

Entre as medidas destacadas estão o monitoramento das áreas, manutenção das faixas de proteção contra incêndios e conservação de estradas e caminhos de acesso.

A orientação também é redobrar os cuidados durante atividades capazes de produzir faíscas ou calor.

Equipes preparadas e equipamentos adequados ajudam a proporcionar resposta mais rápida quando uma ocorrência é identificada.

Viu fogo ou fumaça? Mantenha distância

A orientação mais importante para quem presencia um possível incêndio é evitar a exposição ao risco e comunicar rapidamente os serviços responsáveis.

Os números divulgados na campanha são:

193 – Corpo de Bombeiros

190 – Polícia Militar

199 – Defesa Civil

Também é possível comunicar a brigada de incêndio responsável pela região.

Ao fazer o chamado, informações precisas sobre a localização podem ajudar as equipes a encontrar o foco com maior rapidez.

Prevenção continua no período seco

A campanha Fogo Zero nos Canaviais busca reforçar uma cultura de prevenção nas áreas produtoras de cana-de-açúcar.

A iniciativa reúne Viralcool e Copersucar na divulgação de informações voltadas à redução dos riscos e à conscientização de trabalhadores e comunidades.

No campo, poucos minutos podem separar um foco ainda localizado de um incêndio de maiores proporções.

Por isso, a mensagem que fica não precisa ser complicada:

viu fogo ou fumaça? Mantenha distância, informe a localização e acione rapidamente quem está preparado para atender a ocorrência.

🚨 ANTES DE VIRAR NOTÍCIA…

…ela chega para quem acompanha o Roni Paparazzi +100 MIL pessoas já fazem parte dessa comunidade..

🟢 Canal Oficial no WhatsApp

📸 @ronipaparazzi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar