POLICIAL
Policiais militares salvam criança engasgada em Araçatuba

DE CASTILHO (SP) POR RONI PAPARAZZI – Durante patrulhamento pelo bairro São José, em Araçatuba/SP, policiais militares foram acionados via COPOM para atender uma ocorrência delicada, uma criança de apenas dois anos estava engasgada e com dificuldades para respirar.
Ao chegar à residência, a equipe encontrou a criança já com sinais de asfixia. Diante da urgência, o Cabo PM Aguiar realizou imediatamente a manobra de Heimlich, técnica essencial para desobstrução das vias aéreas em situações de engasgamento.
A ação foi precisa e rápida, permitindo que a criança voltasse a respirar. Considerando o tempo em que ela permaneceu sem respiração adequada, a equipe tomou outra medida fundamental: conduziu a criança e sua mãe até o Pronto-Socorro Municipal Dona Aida, enquanto outros policiais deram apoio à ocorrência, controlando o trânsito e acionando a equipe médica com antecedência.
No hospital, a criança recebeu atendimento e medicação, sendo posteriormente liberada.
A intervenção rápida, técnica e serena dos policiais militares foi determinante para salvar uma vida.
A Polícia Militar reforça que a manobra de Heimlich é uma técnica simples, mas que deve ser realizada corretamente, podendo ser essencial em casos de engasgamento — especialmente em crianças.