HISTÓRIAS DA NOSSA GENTE

Somos Raros: Marcos Visual homenageia a categoria no Dia do Designer Gráfico

DE CASTILHO (SP) POR RONI PAPARAZZI – No Dia Nacional do Design, celebrado em 5 de novembro, prestamos homenagem aos profissionais que dão vida às ideias, transformam conceitos em imagem e entregam ao mundo a comunicação visual que sentimos antes mesmo de compreender. Em Castilho, o designer gráfico Marcos Visual é uma dessas referências — alguém que viu o design evoluir, se reinventou com o tempo e hoje inspira outros criadores na região. Nesta entrevista exclusiva ao Roni Paparazzi, ele compartilha sua história, visão de mercado e o orgulho de pertencer a uma categoria que ele define com firmeza: “somos raros”. Foto: Ricardo Peixoto – Grupo Portal.


Marcos, como foi o seu primeiro contato com o mundo do design gráfico?
Foi incrível, até porque vim da era do pincel, e quando me deparei com esta ferramenta incrível, que com a criatividade você cria coisas incríveis, que mudam a vida das pessoas.

O que o design representa para você além da estética?
Representa um mundo de criatividades e um mercado incrível de oportunidades.

Quais mudanças você percebe no mercado de design nos últimos anos?
Cada ano que passa é muitas novidades, hoje o mercado está muito acelerado até por conta da IA
e o 3D. Então temos que estar todo dia buscando aprender.

Você acredita que o design tem o poder de transformar a forma como as pessoas enxergam uma marca?
Sim totalmente, através da criatividade de um designer gráfico que vemos todos os dias grandes embalagens e marcas que os designers renovam a cada dia.

Existe algum estilo visual ou tendência que te identifique mais como profissional?
Eu particularmente gosto muito da área da comunicação visual e gráfica, que abrange hoje um grande mercado onde não falta oportunidade de trabalho.

Como você lida com prazos curtos e a pressão por resultados criativos?
Olha isso é bem complicado, pois tudo é pra ontem e cada serviço é único. Temos que criar, esperar aprovação do cliente e depois pôr pra produzir, e isso leva tempo… mas vamos tentando ajustar isso, mas nunca muda. (risos)

O que mais te orgulha na trajetória que você construiu até aqui no design?
Meu maior orgulho é ver minha empresa hoje com esta estrutura, nossos funcionários aprendendo e se tornando profissionais, e sendo reconhecido pela minha cidade e pela região.

Que importância você dá à identidade visual na construção da credibilidade de uma empresa?
Acredito que toda empresa deveria manter sempre sua fachada bonita, pintada sempre com visual moderno, pois é o cartão de visita da empresa. Isso atrai mais a atenção do cliente e aumenta as vendas.

Qual foi o projeto mais desafiador que você já desenvolveu e por quê?
Nossa, foram tantos, mas envelopar uma mega baú corrugado foi um deles. Todo em adesivo com imagem, pintar o abacaxi da entrada de Guaraçaí, fazer uma fachada de 15 metros esticando a lona perfeitamente.

Em sua visão, o que o designer precisa fazer para se manter relevante em meio à inteligência artificial e às novas tecnologias?
O designer gráfico sempre vai superar a IA, porque pego às vezes essas imagens criadas, mas nunca dão certo pra finalizar o serviço e temos que refazer.

Como você enxerga o futuro do design gráfico no Brasil?
Um futuro promissor. Hoje falta esse profissional no mercado e é uma grande oportunidade, pois nesta área não fica desempregado.

Para fechar, qual mensagem deixaria aos colegas de profissão neste Dia Nacional do Design?
Quero aqui parabenizar todos os designers gráficos. Sei como é fazer parte deste time. Somos raros, pois se trata de criar e desenvolver sempre com prazo curto e entregar aquela imagem que faz os olhos brilharem das pessoas. Isso merece aplausos. Um abraço a todos, meus parceiros designers, contem comigo sempre.

Siga nossas redes sociais e participe da nossa comunidade do Canal de noticias do Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias da região de Araçatuba do dia direto no seu celular siga nosso  Instagram e Facebook Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar