ENTRETENIMENTO
Projeto Guri emociona pais com noite musical em Castilho

DE CASTILHO (SP) POR RONI PAPARAZZI – Na noite desta terça-feira (21), os alunos do Projeto Guri de Castilho encantaram o público com o espetáculo “Vozes do Mundo, Sons do Brasil”, em comemoração ao Dia Internacional da Música (1º/10) e ao Dia da Música Popular Brasileira (17/10).
O evento foi realizado na sala de dança do CIEC, já que o anfiteatro passa por reformas. A abertura ficou por conta do professor Júnior, de Canto Coral, que apresentou um vídeo sobre a história da música, seguido da execução de “Tico-Tico no Fubá”, interpretada ao lado do professor Gustavo.
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a apresentação da jovem Emanuelle Torres, de apenas 16 anos, que emocionou o público ao cantar “Como Nossos Pais”, de Elis Regina.
A diversidade sonora continuou com os alunos da percussão, que tocaram “Hino à Alegria”, demonstrando técnica e ritmo. Logo após, os pequenos da Iniciação Musical encantaram os presentes com um medley de Cantigas de Roda, despertando sorrisos e aplausos calorosos.
A Música Popular Brasileira foi homenageada novamente com o coral entoando “Chorinho”, e o encerramento do evento ficou por conta de “Naquela Mesa”, com a participação especial de Emanuelle Torres e os professores Júnior e Gustavo.
A coordenadora do Projeto Guri em Castilho, Maria Aparecida do Nascimento (Cidinha), destacou o empenho dos educadores Gustavo M. da S. Santos (Percussão), Waldir B. de A. Júnior (Canto Coral), Redemilson Basaglia (Pianista) e Alex Sander Nascimento (Violão), que desenvolveram toda a proposta cultural.
Ela também agradeceu o apoio do prefeito Paulo Boaventura e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, responsáveis por garantir a continuidade e o sucesso do projeto.
Com emoção, Cidinha ressaltou o poder transformador da música:
“Recebê-las é o nosso maior prazer. A música transforma o ser humano. Uma criança chegar aqui e em seis meses já estar tocando e se apresentando é uma gratidão que não tem explicação.”
O tema do ano, “A Música Como Expressão da Alma: Da Voz ao Choro, do Brasil para o Mundo”, norteia as atividades pedagógicas e artísticas de 2025 no polo castilhense.