POLÍTICA
Câmara de Castilho aprova projeto que reconhece “Grau de motocicletas” como prática esportiva no município

A Câmara Municipal de Castilho aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira, 1 de setembro, o projeto de lei de autoria do vereador Alexandre Lourenço Borges, Sam Borges, que reconhece o “Wheeling” – conhecido popularmente como Grau – e manobras semelhantes como prática esportiva no município.
A medida busca atender a uma demanda crescente entre os entusiastas de motocicletas, oferecendo um espaço adequado para a prática, ao mesmo tempo em que reforça a segurança e evita que as manobras sejam realizadas em vias públicas – o que continua sendo considerado crime de trânsito.
📌 Regras definidas pelo projeto
De acordo com o texto aprovado, a prática só poderá ocorrer em locais específicos, públicos ou privados, que deverão ser designados pela Prefeitura. Entre os requisitos estão:
- A pista deverá ter asfalto de qualidade e dimensões adequadas para a segurança dos praticantes e espectadores;
- O uso de equipamentos de segurança será obrigatório, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9.503/1997);
- A motocicleta deverá estar com o IPVA em dia;
- O condutor deverá possuir CNH, permissão para dirigir ou autorização para conduzir ciclomotor.
O projeto também autoriza o Poder Executivo Municipal a regulamentar a lei por decreto, definindo e destinando o espaço adequado para a prática das manobras.
📌 O esporte “Wheeling”
Reconhecido como modalidade esportiva pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) desde 2013, o Wheeling consiste em manobras e acrobacias sobre duas rodas, que exigem força, técnica e equilíbrio.
O esporte tem crescido no Brasil e já conta com atletas renomados como Ivan Pokemon, Caio 5511, Amós Martins, Luquinha Welling e Marcos Kinho, além de brasileiros que competem internacionalmente, como Ac Farias, Dudu, Ronaldo e Odair.
📌 Esporte com segurança
Com a aprovação do projeto, Castilho se soma a cidades que buscam valorizar a cultura do motociclismo, garantindo ao mesmo tempo a segurança da população e o incentivo ao esporte.