ENTRETENIMENTO
Cavalgada Acolhedora de Castilho homenageará Tito Sampaio no próximo domingo

No próximo domingo, 24 de agosto, Castilho será palco da tradicional Cavalgada Acolhedora, que a partir deste ano passa a se chamar oficialmente “Cavalgada Acolhedora – Tito Sampaio”, em homenagem ao ex-prefeito e pioneiro castilhense. A mudança de nome foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal por meio de projeto de lei de autoria da Mesa Diretora.
A homenagem tem forte simbolismo: em 2008, Tito Sampaio faleceu aos 87 anos justamente em um dia em que a cidade realizava uma cavalgada. Agora, a memória do líder político e fazendeiro ficará marcada na principal celebração do gênero em Castilho.
Quem foi Tito Sampaio?
Tito Sampaio foi fazendeiro, agricultor, pecuarista e administrador visionário. Entre seus feitos, liderou a eletrificação rural da região e foi pioneiro ao instalar a primeira máquina de beneficiar arroz na Fazenda Saudades.
Na política, governou Castilho entre 1973 e 1975, período em que promoveu importantes avanços: construção da Biblioteca Municipal, do Pronto Socorro, da sede da Prefeitura, de pré-escolas e pontes de concreto armado, além da perfuração de poços semiartesianos com reservatórios de água para atender a população.
Programação da Cavalgada
O evento, que integra as comemorações dos 72 anos de emancipação política de Castilho, deve reunir mais de 20 comitivas de toda a região. A concentração será às 7h da manhã, na travessia da linha (saída para Paranápolis), com café da manhã servido aos cavaleiros.
O trajeto terá cerca de 7 km, passando pelas ruas centrais e por alguns bairros até o Recinto de Festas, onde acontecerá a tradicional Queima do Alho.
A animação ficará por conta das duplas Marco Túlio & Luciano, Lukas & André, Mais Prata da Casa e convidados, prometendo transformar a cavalgada em um dos momentos mais festivos do aniversário da cidade.