REGIÃO

Concessionárias alertam sobre as redes cruzadas na chuva

Para evitar esses transtornos, é preciso ter tubulações individuais, uma para água de chuva e outra para esgoto, sem interligar em nenhum local do imóvel. Desde dezembro a chuva não tem dado trégua. Devido a este alto índice de precipitação pluviométrica (chuva), a Águas Andradina e a Águas Castilho, empresas do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, têm registrado um aumento significativo de solicitações relacionadas a extravasamentos de esgoto em imóveis, dando ênfase para o perigo das ligações cruzadas.

Entenda este problema

Esses extravasamentos acontecem porque o esgoto e a água de chuva não devem se misturar, por serem totalmente diferentes.

A tubulação do esgoto é projetada para atender o lançamento de resíduos originários da descarga, dos ralos, das pias e encaminhado para as estações de tratamento, que é um volume muito menor do que a água das chuvas. A manutenção desta rede é feita pelas concessionárias.

Já as de chuva são dimensionadas para um grande fluxo em um curto espaço de tempo, indo diretamente para as galerias pluviais, que são instaladas e mantidas pelas Prefeituras.

“Para minimizar essas ocorrências, que causam transtornos para a toda população devido ao mau cheiro, sujeira e desvios no trânsito, é imprescindível a colaboração da comunidade. Nós também fazemos a nossa parte com um trabalho preventivo de limpeza das redes de esgoto”, explica o diretor geral da Águas Andradina e Águas Castilho, Luís Guilherme Bizelli.

A indicação é procurar um profissional da área para resolver essas ligações cruzadas. Em caso de novas construções, a concessionária recomenda aos clientes sempre verificarem se as instalações estão adequadas com redes individuais, uma para água de chuva e outra para resíduos de esgoto.

Canais de atendimento

Qualquer dúvida os clientes de Andradina podem entrar em contato pelos telefones 0800 775 0195 ou 0800 775 0146 (24 horas), pelo WhatsApp (18) 99637 4603 ou ir até à loja localizada na Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062.

Quem mora em Castilho, os contatos são 0800 770 3195 ou 0800 775 0147, WhatsApp: (18) 99609-5213 ou Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20.

O atendimento presencial nas lojas é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Para saber mais informações sobre os trabalhos realizados pela Águas Andradina e Águas Castilho acesse www.igua.com.br/andradina e www.igua.com.br/castilho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar