REGIÃO
IPEM-SP alerta para cuidados com produtos têxteis no inverno e orienta consumidores sobre etiquetas e riscos de alergias

Com a chegada do inverno, aumentam os casos de alergias provocadas por fibras presentes em produtos têxteis como blusas, cobertores e roupas de cama. Para evitar problemas e garantir segurança na compra, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, reforça a importância de observar corretamente as informações obrigatórias nas etiquetas desses produtos. Foto: Divulgação/Governo de SP.
De acordo com o diretor do Departamento de Metrologia e Qualidade, Jefferson Kovachick de Oliveira, todos os itens têxteis devem apresentar, de forma clara e permanente, a marca do produto, o CNPJ do fabricante ou responsável, a composição têxtil, o país de origem, as instruções de conservação e o tamanho. Essas informações devem constar em etiquetas costuradas ou impressas diretamente nas peças.
“Esses dados são fundamentais para que o consumidor possa, por exemplo, identificar fibras que possam causar alergia ou irritação, e assim tomar decisões mais conscientes na hora da compra”, afirma Oliveira. Produtos com forro, como blazers e vestidos, também devem apresentar as informações relativas à composição do forro, já que este fica em contato direto com a pele.
O Ipem-SP realiza fiscalizações formais e técnicas no comércio, verificando se as etiquetas estão de acordo com a legislação. Quando há dúvidas sobre a composição informada, amostras são enviadas a laboratórios da Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro para análise. Em casos de irregularidade, medidas legais são aplicadas.
Além disso, o instituto alerta para a importância de seguir corretamente as instruções de lavagem, secagem e passagem das peças, para garantir a durabilidade dos produtos e evitar danos aos tecidos. “Cada símbolo nas etiquetas representa um tipo de cuidado. O consumidor precisa conhecê-los para não comprometer a vida útil das roupas e cobertores”, reforça Oliveira.
A fiscalização também abrange outros produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares e componentes automotivos. No total, mais de 500 itens passam por controle de qualidade do Ipem-SP.
Denúncias e dúvidas sobre produtos têxteis ou qualquer outro item fiscalizado podem ser encaminhadas à Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 0522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou pelo site oficial: www.ipem.sp.gov.br.