REGIÃO
Estudantes da rede estadual de SP retornam às aulas com foco na recuperação e reforço escolar

A partir desta quarta-feira (23), mais de 3 milhões de alunos matriculados nas escolas da rede estadual de São Paulo (Seduc-SP) retornam às aulas após o recesso de meio de ano. O segundo semestre começa com um foco especial: a recuperação de alunos com dificuldades de aprendizagem nos dois primeiros bimestres.
As provas de recuperação serão aplicadas para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. A proposta é oferecer uma nova chance para os alunos que obtiveram notas iguais ou inferiores a cinco — mas a participação é aberta a todos, independentemente do desempenho, como forma de reforço e revisão.
Segundo a Seduc-SP, as avaliações vão substituir a menor nota registrada no boletim do primeiro semestre, abrangendo todas as disciplinas do Currículo Paulista, incluindo também os itinerários formativos do Ensino Médio técnico e profissional. As provas contarão com 15 questões de Língua Portuguesa e Matemática, e 10 questões para os demais componentes curriculares.
Entre os dias 23 de julho e 5 de agosto, as escolas terão liberdade para planejar atividades de aprofundamento, com foco na revisão dos conteúdos fundamentais. A orientação é que os professores priorizem estratégias didáticas que favoreçam a compreensão e fixação dos principais conceitos estudados até aqui.
A aplicação das provas será feita durante o horário regular de aula, com datas definidas por cada escola — nos dias 6 ou 7 de agosto. Já a repescagem está prevista para o dia 8 de agosto, garantindo que todos os estudantes tenham oportunidade de participar.
“O objetivo é valorizar o progresso dos alunos, promovendo uma recuperação pedagógica significativa”, destaca João Pinhata, coordenador de avaliações da Seduc-SP. “Mesmo aqueles que alcançaram nota acima de cinco podem se beneficiar das revisões e ter a possibilidade de melhorar seu desempenho no boletim escolar.”
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria da Educação com a aprendizagem contínua, buscando garantir que nenhum estudante fique para trás.