REGIÃO

75 escorpiões são capturados em um bairro de Andradina

Mais uma ação contra os escorpiões em Andradina é a captura noturna desses insetos pela Secretaria de Saúde através Unidade de Controle de Endemias. Uma equipe coordenada por Alessandra Rodrigues Brito, realizou uma captura noturna no bairro Alto dos Ipês um dos pontos considerados e maior relevância por conta do grande número de aparecimentos da espécie Tityus Serrulatus (escorpião amarelo). A espécie é a maior causadora dos acidentes graves no Estado de São Paulo.

Em apenas 30 minutos 75 escorpiões foram capturados. Segundo o secretário de Saúde João Leme, os escorpiões são mais ativos durante a noite, pois é neste período que estão à procura de alimentos. A busca ativa destes aracnídeos será realizada com o auxílio de lanterna de luz negra, com raios ultravioletas, que deixam os escorpiões com uma tonalidade fluorescente.

Quando são iluminados pelos raios ultravioletas, os escorpiões adquirem uma cor azul brilhante. “Por serem criaturas noturnas, os escorpiões preferem ficar escondidos em noites muito iluminadas, então utilizamos deste artifício para fazer a captura deles”, afirmou.

João Leme fez um alerta preocupante sobre o bairro, já que existem terrenos vazios e mau cuidados em praticamente todos as 17 quadras, formando um cenário preocupante. “Muitas vezes cuidamos da nossa casa mas somos vizinhos de um terreno que é o habitat perfeito para a proliferação dos escorpiões”, alertou.

Apesar da captura ser uma ofensiva válida, o manejo ambiental, ou seja, tornar o ambiente impróprio para o alojamento e proliferação destes animais, ainda é a maneira mais eficaz de combater os escorpiões. “Eles podem se abrigar em frestas, embaixo de caixas, material de construção, madeiras, entre outros. É importante manter as caixas de inspeção bem vedadas, pois estes locais são comuns para a sua principal fonte de alimento, as baratas”, disse Alessandra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar