REGIÃO

Livro Rios do Oeste 2 será lançado dia 11 de novembro em Andradina

Dia 11 de novembro, a partir das 19h30, no Centro Cultural Pioneiros de Andradina, está prevista a cerimônia de lançamento do aguardado livro Rios do Oeste 2, de autoria do repórter fotográfico Moisés Eustáquio Oliveira. Na oportunidade, o autor receberá o título de “Cidadão Andradinense”, concedido pela Câmara de Vereadores ainda a gestão anterior. A iniciativa foi do então vereador Wilson Bossolan.
A data foi confirmada nesta quarta-feira pelo secretario de Cultura do Governo de Andradina, André Lopes, um dos incentivadores do trabalho de Eustáquio.

Objetivando divulgar o potencial hídrico e dos rios do interior paulista, o livro envolve quase 60 municípios, desde Santa Clara D´Oeste, na tríplice fronteira entre SP, MS e MG, onde nasce o rio Paraná, passando por Santa Fé, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Castilho, Andradina, Araçatuba, Barbosa, Prudente, Taciba e Rosana, esses dois últimos já na divisa com o estado do Paraná.

Com 272 páginas, capa dura, dezenas de imagens inéditas, o Rios do Oeste 2 assegura qualidade tanto no acabamento quanto no conteúdo inspirado especialmente nos rios do interior paulista. O layout gráfico é do designer Ygor Oliveira, filho do autor.

“Esse novo livro reúne quase o dobro de cidades do primeiro e revela o abrangente potencial hídrico dos rios Paraná, Tietê, Aguapei/Feio, São Jose dos Dourados, Paranapanema, Pirapozinho, Mandaguari e Santo Anastácio”, comenta Eustáquio. Se você aprecia a natureza, os rios, as matas, a água ou uma pescaria esse é o livro que precisa adquirir”, aconselha o autor.

EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO
Com foco nas escolas seu conteúdo envolve natureza, meio ambiente, geografia, história e ciência. “Minha parte estou fazendo e espero que os municípios adquiram exemplares da obra para oferecer conhecimento aos alunos das redes municipais”, ressalta o repórter fotográfico.

O fotógrafo adianta que o livro fará os leitores repensarem sobre a necessidade de usar corretamente a água, preservar nascentes, evitar poluir os rios, efetuar a soltura de alevinos, proteger a fauna, se inteiras dos perigos que os cursos d´água oferecem e refletir sobre o Dia Mundial da Água.

INCENTIVO PARA OUTROS LANÇAMENTOS
Na lista de empresas que aderiram à inciativa do livro estão a Usina Viralcool em Castilho, CTG Brasil, Fundação Florestal, Instituto IPÊ, AMENSP – Associação dos Municípios do Interior Paulista e o CIENSP – Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista.

“A ideia é realizar outras cerimônias de lançamento em Araçatuba, Presidente Prudente e Rosana e para isso vamos manter contatos com autoridades desses municípios, a fim de obter o necessário apoio, já que se trata de uma obra literária inusitada”, conclui Eustáquio.

A edição inicial foi lançada em 2021, via PROAC do Governo Paulista e com incentivo cultural das Bebidas Poty e Redetelecom. O livro pode ser adquirido pelos celulares (18) 996452121 com Moisés, e (18) 99805-1043, com Ygor. Edição é limitada a 1,3 mil exemplares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar