REGIÃO

Como a tecnologia tem otimizado os serviços de água e esgoto de Castilho?

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas seja para se comunicar com os amigos, manter contato com familiares em tempo real, fazer compras, pagar contas, estudar ou até mesmo promover uma reunião de negócios, aprimorar processos e serviços, entre outros. 

No setor de saneamento, mecanismos tecnológicos também são muito utilizados. A Águas Castilho, empresa do Grupo Iguá e Sabesp, investe constantemente em novas tecnologias para otimizar ainda mais os trabalhos do dia a dia. E um dos recentes investimentos da concessionária foi a implantação da telemetria que permite o monitoramento em tempo real do funcionamento dos sistemas de água e esgoto da cidade. 

“Com isso, a população ganha, já que com essa melhoria a equipe é comunicada imediatamente quando ocorrer qualquer anormalidade como queda de energia ou falhas em equipamentos, tomando decisões de forma rápida, evitando baixa pressão no abastecimento, por exemplo”, explica o gerente operacional da Águas Castilho, Matheus Felipe Cunha.

O que é telemetria?

De origem grega, “tele” significa remoto e “metron” é medida. Daí vem o conceito: uma tecnologia que permite a transmissão remota de dados.

O que já foi feito em Castilho?

Os serviços de implantação da telemetria tiveram início no mês de agosto. Já foram executadas as obras de infraestrutura, passagem de cabos e implantação dos painéis de automação e antenas que são responsáveis pela comunicação dos dados. Essas instalações ocorreram em todas as unidades operacionais de Castilho como poços, reservatórios, estações de tratamento de esgoto, entre outras.

Nos próximos meses, serão finalizadas as adequações de infraestrutura elétrica para conectar as informações geradas no dia a dia com o Centro de Controle Operacional, local onde os colaboradores vão acompanhar todo funcionamento dos sistemas de água e esgoto em tempo real.

Quais são os benefícios?

  • Monitoramento em tempo real do funcionamento de todos os sistemas e equipamentos elétricos e hidráulicos da concessionária;
  • Alerta de vazamentos, possíveis falhas de operação e equipamentos, e informa sobre os níveis de pressões e vazões no abastecimento de água;
  • Acionamento e desligamento remoto de estações elevatórias de esgoto, responsáveis por encaminhar os efluentes sanitários até as Estações de Tratamento de Esgoto.
  • Redução de perda de água;
  • Otimização da manutenção dos sistemas.

Para saber mais sobre os serviços e as novas tecnologias implantadas em saneamento pela Águas Castilhos, acesse www.igua.com.br/castilho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar