POLICIAL
Família autoriza doação de órgãos de criança de 8 anos internada na Santa Casa de Araçatuba

DE CASTILHO (SP) POR RONI PAPARAZZI – Um gesto de amor e solidariedade marcou a noite de domingo (5) na Santa Casa de Araçatuba (SP). A família de uma menina de 8 anos, que teve morte cerebral confirmada no sábado (4), autorizou a doação de seus órgãos, possibilitando que outras vidas fossem salvas.
A paciente estava internada desde o dia 27 de setembro, após sofrer um traumatismo cranioencefálico. Mesmo com todos os esforços das equipes médicas, o quadro clínico grave não pôde ser revertido.
Após a confirmação da morte encefálica, os pais da criança foram acolhidos e entrevistados pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e autorizaram a captação e divulgação do ato de doação.
Foram captados:
💚 Fígado
💚 Rins
💚 Coração (para retirada de válvulas)
O fígado foi transportado por avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com o suporte da Guarda Civil Municipal de Araçatuba, que acompanhou o traslado até o Aeroporto Dario Guarita.
De acordo com a CIHDOTT, essa foi a oitava captação de órgãos realizada em 2025 na Santa Casa de Araçatuba.
A equipe destacou o ato de generosidade dos pais, que mesmo diante de uma perda irreparável, decidiram transformar dor em esperança, ajudando crianças e adolescentes que aguardam na fila de transplantes.
“É um exemplo de empatia e amor ao próximo. Essa decisão nobre renova a vida de quem esperava uma chance de sobreviver”, destacou a equipe médica.