POLÍTICA

CASTILHO: Tem mais de 200 pré-candidatos a vereador Mirim

Alunos dos 5ªs anos participam de projeto de cidadania “Vereador Mirim”, que ensinará noções básicas sobre o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo municipais

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Castilho encerrou hoje (29) a primeira etapa de um projeto de cidadania que atingirá todos os estudantes dos quintos anos da rede municipal de ensino.
No total, 267 estudantes das escolas Dijanira Bozzo Jorge (Nova York), Mauro Roberto Manoel (Laranjeiras), dr. Youssef Neif Kassab (Centro), Maria Dauria (Reassentamento Jupiá) e Maria Bandeira (São Luiz) participaram de visitas monitoradas à Câmara de Vereadores e à Prefeitura de Castilho.

LEGISLATIVO
Durante o passeio pela Câmara, os estudantes visitam todos os espaços públicos, com especial atenção às galerias de presidente e vereadores atuais e daqueles que já representaram o Poder Legislativo ao longo da história político-administrativa de Castilho. Em cada parada, os alunos passam a entender o período de cada mandato parlamentar, idade que o cidadão pode votar, quais são as funções dos vereadores, como é realizada a eleição do presidente e demais membros da Mesa Diretora e o rito das sessões legislativas ordinárias e extraordinárias.

PREFEITURA
No Paço Municipal, cada estudante aprende o papel e a importância do Poder Executivo em todos os aspectos funcionais do município, as divisões administrativas em secretarias, departamentos e setores, a captação de recursos, dentre outros igualmente importantes.
Coube ao Chefe do Executivo a tarefa de recepcionar as crianças em seu gabinete, esclarecer dúvidas e falar sobre suas funções como representante de todos os cidadãos. A secretária de Educação, Cultura e Desporto – Silvânia Cintra, também explicou o funcionamento das secretarias municipais juntamente com a 1ª Dama.

POSSE DOS PEQUENOS VEREADORES
Finalizadas as visitas, os alunos iniciarão agora a etapa de aprendizado e desenvolvimento, dentro das respectivas salas de aula, de um ‘projeto de lei’. Os projetos propostos serão avaliados pela equipe técnica que conduz o projeto e que divulgará o resultado das análises até o final de março.
Em abril acontece a culminância do projeto que terá, inclusive uma Cerimônia de Posse para os Vereadores Mirins que tiveram seus projetos selecionados. A solenidade que acontecerá na própria Câmara, reunirá além dos alunos, professores e equipe gestora, familiares dos pequenos e também autoridades municipais.

Siga nossas redes sociais no Instagram Facebook participe da nossa comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar