POLICIAL
Jovem de Santa Fé do Sul morre na guerra da Ucrânia após ser atingido por drone

DE CASTILHO (SP) POR RONI PAPARAZZI – Um jovem de 25 anos, morador de Santa Fé do Sul (SP), morreu na guerra da Ucrânia após ser atingido por um drone em dezembro, segundo informações confirmadas à família nesta semana. A vítima foi identificada como Felipe de Almeida Borges.
De acordo com familiares, Felipe deixou o Brasil no dia 19 de novembro, viajando de São Paulo para Madri, na Espanha, informando que faria uma viagem de turismo. O retorno estava previsto para 1º de dezembro, o que não aconteceu.
Dias depois, amigos relataram à mãe do jovem que ele havia se alistado para atuar no conflito, atraído pela promessa de um salário mensal de cerca de R$ 25 mil.
O contato com a família foi limitado durante o período em que esteve fora do país. A última conversa entre Felipe e a mãe ocorreu no dia 9 de dezembro, quando ele informou que estava prestes a seguir para a linha de frente.
Pouco tempo depois, veio a confirmação de que o jovem havia sido atingido por um drone em área de combate, o que causou sua morte.
Até o momento, o corpo não foi resgatado, e a família enfrenta dificuldades para obter informações oficiais e buscar alternativas para o traslado ao Brasil.
Procurado, o Ministério das Relações Exteriores não havia se manifestado sobre o caso até a última atualização desta reportagem.
O caso reacende o alerta sobre brasileiros que deixam o país para atuar em conflitos armados no exterior, muitas vezes atraídos por promessas financeiras, sem garantias legais ou apoio diplomático efetivo em situações extremas.