POLICIAL
📱🚓 PM de São Paulo e Google lançam ferramenta para bloqueio imediato de celulares roubados

Em mais um passo rumo à modernização da segurança pública, a Polícia Militar de São Paulo firmou uma parceria com o Google para permitir o bloqueio remoto de celulares roubados ou furtados diretamente pelos policiais, durante o atendimento da ocorrência.
A nova funcionalidade, anunciada nesta terça-feira (10) durante um evento para desenvolvedores na capital paulista, será integrada aos Terminais Portáteis de Dados (TPDs) usados pelos policiais em campo.
🗣️ “A segurança pública em São Paulo está avançando com tecnologia, integração e respeito ao cidadão. Essa parceria da PM com o Google é mais uma ferramenta importante para coibir o crime e proteger a população”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.
Como funciona a ferramenta?
Com o consentimento da vítima, o policial poderá:
- Bloquear o celular roubado de forma imediata
- Localizar o aparelho em tempo real
- Emitir um som no dispositivo para facilitar a identificação
- Apagar todos os dados do celular, caso necessário
A funcionalidade utiliza o Google Localizar Meu Dispositivo, está em fase de instrução para os agentes e será aplicada em celulares com sistema Android — que representa mais de 80% dos aparelhos no país.
Importante
➡️ A ação da PM não substitui o registro do Boletim de Ocorrência, nem a necessidade de informar o número IMEI do aparelho. O uso da ferramenta é um apoio imediato à vítima, mas a investigação segue os trâmites policiais normais.
📉 Em 2024, a cidade de São Paulo registrou 24,7 mil roubos de celular até abril — uma redução de 12,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com o uso de tecnologia e parcerias estratégicas, o Estado busca ampliar a proteção à população e aumentar a eficiência no combate ao crime.