REGIÃO
Estado de SP atinge 4,5 milhões de MEIs em 2025; participação feminina recua, aponta Seade

SÃO PAULO (SP) – O número de Microempreendedores Individuais (MEIs) no Estado de São Paulo chegou à marca de 4,5 milhões em abril de 2025, consolidando a tendência de crescimento expressiva registrada ao longo da última década. Em 2014, eram 342 mil registros e, em 2018, o estado já ultrapassava 1 milhão de MEIs, segundo estudo da Fundação Seade, com base em dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), da Receita Federal.
A pesquisa também revela transformações no perfil desses empreendedores. De 2014 a 2025, a participação masculina entre os MEIs cresceu de 51,4% para 54,6%, enquanto a feminina recuou de 48,6% para 45,4%.
Diferenças por atividade e gênero
A análise por atividade econômica mostra forte segmentação por gênero. Os setores de transporte e construção, por exemplo, concentram respectivamente 85,1% e 92% de homens entre os MEIs. Já as mulheres predominam em áreas como:
- Serviços domésticos: 95,4%
- Saúde humana e serviços sociais: 87,5%
Esses dados foram calculados com base em uma amostra de aproximadamente 300 mil registros, em que a Fundação Seade associou os prenomes dos MEIs ao sexo, gerando estimativas robustas sobre a composição de gênero do empreendedorismo individual paulista.
Avanço do empreendedorismo informal e por necessidade
O avanço dos MEIs no Estado acompanha mudanças no mercado de trabalho e na economia, com aumento do empreendedorismo por necessidade, especialmente entre a população mais vulnerável. A formalização via MEI tem sido uma alternativa para geração de renda, especialmente diante de oscilações no emprego formal.