REGIÃO
Prefeito Paulo Boaventura anuncia parceria inédita com Centro Paula Souza para cursos técnicos integrados em Castilho

O prefeito de Castilho, Paulo Boaventura, anunciou nesta quinta-feira (4) uma parceria inédita entre a Prefeitura e o Centro Paula Souza (CPS) para a implantação de dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no município. O anúncio foi feito no Gabinete, ao lado da secretária municipal de Educação, Silvânia Cintra, e do superintendente da ETEC Andradina, Marcos Estremonte.
De acordo com a secretária Silvânia, a parceria permite que duas unidades escolares da cidade se tornem Classes Descentralizadas das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). As ofertas são:
- Curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agronegócio (M-TEC-PI), na EMEIEF Maria Daurea Silva Oliveira, em período integral (7h às 15h), com 40 vagas.
- Curso de Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (noturno), na EMEF Dr. Youssef Neif Kassab, com aulas das 19h às 23h, permitindo que os alunos possam trabalhar durante o dia.
As inscrições para os cursos estarão abertas de 10 de setembro a 3 de novembro, com taxa de R$ 29,00. É possível solicitar redução até o dia 9 de setembro, pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br.
A diretora da escola Youssef Neif Kassab destacou que a iniciativa representa “um desafio e uma oportunidade para os jovens castilhenses”. Já o professor Oscar Lameu, diretor da escola Maria Daurea, agradeceu em nome da comunidade rural, afirmando que o curso de Agronegócio irá preparar os estudantes para o mercado de trabalho com formação técnica.
A secretária de Educação reforçou a importância da iniciativa:
“Ao completar o curso, além de ter concluído o Ensino Médio, o estudante receberá o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional e de prosseguir os estudos no nível superior.”
O prefeito Paulo Boaventura afirmou que a Administração continuará investindo para ampliar oportunidades educacionais.
“Essa é a nossa missão: trazer ensino de excelência e qualidade. E assim nós vamos construindo uma Educação mais acolhedora para os jovens castilhenses.”