REGIÃO
Castilho encerra Outubro Rosa com mais de 1.600 atendimentos e amplia ações de prevenção à saúde da mulher

DE CASTILHO (SP) POR RONI PAPARAZZI –A Secretaria Municipal de Saúde de Castilho encerrou o mês de Outubro Rosa com resultados expressivos e motivo de orgulho para toda a equipe. Foram realizados 535 exames de Papanicolau e 1.070 testes rápidos de HIV e sífilis, totalizando 1.605 atendimentos preventivos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município — incluindo a zona rural.
Durante todo o mês, a campanha mobilizou profissionais e usuárias em uma grande ação de prevenção, acolhimento e conscientização sobre o câncer de colo do útero e o câncer de mama.
💗 Atendimento ampliado e “Dia D” nas UBSs
Sob coordenação do secretário de Saúde, Demilson Cordeiro, as unidades de saúde ofereceram horários estendidos, inclusive no período noturno e aos sábados, para garantir que mais mulheres pudessem participar.
As ações incluíram exames de Papanicolau, solicitações de mamografia para mulheres acima de 40 anos, testes rápidos de HIV e sífilis e avaliações multiprofissionais.
O Dia D de cada UBS foi um marco de mobilização comunitária, levando informação e cuidado a centenas de mulheres.
“O objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A saúde da mulher é uma prioridade permanente para Castilho”, destacou Demilson.
💞 Compromisso contínuo com a prevenção
Além das ações de outubro, a Secretaria reforça que todos esses exames estão disponíveis durante o ano inteiro em todas as unidades do município, bastando apenas agendar o atendimento.
O resultado positivo da campanha demonstra o engajamento da equipe da Saúde e o apoio da população castilhense — que respondeu com participação e confiança aos chamados da prevenção.