ENTRETENIMENTO

Cresce a leitura de livros nas unidades prisionais

Em celebração ao Dia Nacional da Leitura, ocorrido no último dia 12, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) destacou o aumento de 3,96% no empréstimo de livros nas salas de Leitura das unidades prisionais, Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico do Estado de São Paulo. 

Na região compreendida pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), por exemplo, há unidades em que o número de livros emprestados para custodiados no período de um mês, excede o seu total de população carcerária.

É o caso da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista. Em agosto último, havia 701 detentas alojadas, sendo que o número de empréstimo de livros no mês, chegou a 948. Mais da metade da população carcerária foi registrada como leitora (450). 

No Centro de Ressocialização Feminino de São José do Rio Preto, no mesmo período, a população carcerária era de 125 reeducandas e o total de empréstimos chegou a 288 livros. No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Riolândia, mais da metade da população carcerária era formada por leitores em agosto deste ano. 

No Estado

Neste ano, entre janeiro e agosto, houve o empréstimo de 499.777 livros por parte dos reeducandos no Estado, um aumento de 3,96% em relação aos 480.732 empréstimos realizados no mesmo período do ano passado. 

Essa quantidade de livros emprestados, no período apurado neste ano, representa cerca de 2,5 livros por reeducando custodiado na SAP. As obras disponíveis para empréstimo nas unidades prisionais abrangem as seguintes áreas: literaturas brasileira e universal, religiosa, filosófica e outros campos do conhecimento humano. 

Os números citados estão de acordo com dados apurados em setembro passado, compilados pelos Grates com informações dos estabelecimentos prisionais das Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais e com dados dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Coordenadoria de Saúde da SAP. 

O Dia Nacional da Leitura – 12 de outubro, foi definido pela Lei Federal nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que ainda institui a comemoração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil. 

Participe da comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar