REGIÃO
Castilho conquista certificado bronze e está entre as melhores de SP em gestão de risco de desastres

DE CASTILHO (SP) POR RONI PAPARAZZI – O município de Castilho foi agraciado com o certificado bronze no Programa Município Resiliente, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. A cidade obteve a terceira maior pontuação entre os 98 municípios paulistas que atingiram nota superior a 70, destacando-se entre as mais bem avaliadas do Estado na gestão de risco de desastres.
A subsecretária de Assistência Social, Flávia Soares de Souza, e a coordenadora da Defesa Civil de Castilho, Neide Souza, representaram o município na cerimônia oficial realizada nesta segunda-feira, 1º de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Elas receberam o certificado das mãos do governador Tarcísio de Freitas, durante o lançamento da operação SP Sempre Alerta – Chuvas 2025.
O Programa Município Resiliente reconhece cidades que se destacam na prevenção, preparação e resposta a desastres naturais. A certificação garante prioridade no acesso a recursos da Defesa Civil estadual. A nota atribuída aos municípios é calculada com base em indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Programa Município Verde Azul e também da campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), iniciativa global da ONU.
O reconhecimento reforça o compromisso de Castilho com políticas públicas de resiliência, proteção e segurança da população. Para o município, a certificação simboliza o resultado de um trabalho contínuo, técnico e comprometido desenvolvido pela equipe local.

SP SEMPRE ALERTA – CHUVAS 2025
Durante o evento, o governador Tarcísio de Freitas também lançou o programa SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, que marca a abertura do período crítico para deslizamentos, enchentes e enxurradas em todo o Estado.
A iniciativa reforça o monitoramento e a capacidade de resposta do Sistema Estadual de Defesa Civil, que ficará em prontidão de 1º de dezembro a 31 de março.
“Parte do ano nos preparamos para enfrentar as chuvas, parte do ano para enfrentar a estiagem. É um processo constante”, afirmou o governador.
Um dos destaques apresentados foi o Painel de Inteligência SP Sempre Alerta, plataforma que integra dados meteorológicos, utiliza algoritmos e inteligência artificial e permite decisões mais rápidas e precisas.
O tempo de análise para envio de alertas, que antes levava até 4 minutos, agora pode ser concluído em menos de 1 minuto, aumentando significativamente a capacidade de salvar vidas em eventos extremos.