REGIÃO

Presos da região conquistam medalhas na Olimpíada de Matemática

Já estão abertas as inscrições para a 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2023, cuja primeira fase ocorrerá em 30 de maio. Há poucos dias, no entanto, saíram os resultados da prova do ano passado revelando que, das três medalhas de bronze conquistadas por reeducandos do sistema prisional do Estado, duas foram para presos da região de Araçatuba: uma para a Penitenciária de Valparaíso e outra para o Centro de Ressocialização de Birigui. A região também foi contemplada com uma Menção Honrosa destinada a um sentenciado da Penitenciária “ASP. Paulo Guimarães” de Lavínia III.  

“Sensação incrível. Mesmo privado de liberdade, tenho minhas qualidades e objetivos que é terminar meus estudos e fazer uma faculdade, de preferência Engenharia”, afirmou Camilo Faria Hornke, de 39 anos, ganhador da medalha na Penitenciária de Valparaíso. Sentimento similar ao do reeducando Altair Pinheiro, 59 anos, do Centro de Ressocialização de Birigui: “Com a conquista desse degrau olímpico, sinto-me como um menino que ganha o primeiro beijo da primeira namorada. Participei pela primeira vez e, apesar da dificuldade do exame, eu tinha plena certeza de ter me saído bem”, pontuou.  

Atualmente Hornke cursa o 8º ano do Ensino Fundamental dentro do presídio e atribui a premiação aos ensinamentos recebidos em sala de aula, deixando um recado para quem deseja estudar: “Aqueles que não conseguiram uma medalha continuem estudando. Aprendizado e conhecimento nunca é demais”, lembra.  

Para Pinheiro, que havia parado os estudos em 1978, só resta gratidão e planos futuros: ”Devo essa conquista aos excelentes profissionais do CR de Birigui, que se esforçaram para inscrever os alunos. Pretendo dar continuidade em meus estudos e, quem sabe, futuramente, ter na parede da minha sala de estar um diploma de bacharel”, conclui.   

Demais premiados 

A terceira medalha de bronze foi para um reeducando que, à época da prova, estava na Penitenciária I “Rodrigo dos Santos Freitas” de Balbinos. Houve ainda a entrega de um total de 15 Menções Honrosas pelo Estado, entre elas, uma para o Centro de Ressocialização ”ASP. Gláucio Reinaldo Pereira” de Presidente Prudente e outra para a Penitenciária de Assis. Houve ainda uma medalha de prata, cuja conquista ficou para um preso da Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva” de Itaí, região de Avaré, mesmo presídio em que, pela primeira vez na história, um reeducando levou a medalha de ouro em 2017. 

SAP 

Com o objetivo de preparar as pessoas privadas de liberdade para o retorno à vida em sociedade, as secretarias de estado da Administração Penitenciária (SAP) e Educação (Seduc-SP) têm estimulado, cada vez mais, reeducandos a participarem da Obmep, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Ao todo, 25.811 privados de liberdade em todo o estado se inscreveram para a prova em 2022.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar