Com quase 80 mil votos em todo Estado de São Paulo (78.326), o castilhense José Américo foi reeleito deputado estadual no último domingo. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, o deputado ainda mantém raízes em Castilho onde viveu sua infância e boa parte da juventude antes de entrar para a faculdade. A casa que seus pais moravam, na rua Osório Junqueira, fica ao lado da Funerária Pax Castilho. Filho de José Ascênsio, já falecido, Zé Américo tinha apelido de Coti e era sobrinho do saudoso prefeito Vicente Delboni.

As informações são do jornalista Sidnei Ferreira, feliz pela vitória do primo, a castilhense Sheila Delboni recorda que desde a infância o primo já era bastante esforçado e demonstrava que alcançaria todos seus objetivos. “Ele gostava muito de estudar e depois repassava pra gente o que aprendia na escola ou pelos livros. Me recordo que nossa vó fazia a gente ficar lá ouvindo ele e nós ficava”, disse a prima.

Ainda jovem, Zé Américo mudou para São Paulo para cursar a faculdade de Jornalismo. Depois de formado atuou em vários jornais paulistano, até mesmo na Folha de São Paulo. Também lecionou nos cursos de jornalismo da UniSant´Anna e da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, uma das mais conceituadas do país.

POLÍTICA – Antes de ser deputado, Zé Américo foi vereador por 4 mandatos em São Paulo. Foi neste período – que mesmo como vereador, intermediou para que Castilho a época governada pelo prefeito dr. Antonio, pudesse fazer uso da estação ferroviária e seus arredores. Em 2014 se candidatou pela primeira vez como deputado estadual e obteve pouco mais de 74 mil votos. Este ano foi reeleito com quase 5 mil votos a mais.

Em suas redes sociais, o deputado castilhense agradeceu todo seu eleitorado. “Quero agradecer às milhares de pessoas que foram às urnas neste domingo depositar o voto no nosso mandato. Seguiremos juntos na luta por um Estado mais justo, que priorize políticas públicas voltadas àqueles que mais necessitam. A luta não pára! Vamos eleger Fernando Haddad no segundo turno para o Brasil ser feliz de novo!”, finalizou.

TURISMO – Em abril deste ano, Zé Américo recebeu em seu gabinete o presidente do COMTUR de Castilho, Sidnei Ferreira. Na ocasião, propôs encaminhar Projeto de Lei (PL) para transformar a cidade em Estância Turística. O projeto de número 361/2018 deu entrada na assembleia em 25 de maio e já tramitou entre as Comissões de praxe. Um mês atrás, dia 12 de setembro, o PL foi protocolado junto ao Gabinete do Governador Márcio França, visando a manifestação da Secretaria de Turismo, acerca da classificação da cidade de Castilho como Município de Interesse Turístico.

Outro empenho do deputado com Castilho atende pedido do ex-vereador Hilário Prates Medeiros. Zé Américo apresentou emenda parlamentar em prol da 3ª Idade local. Devido ao período eleitoral, o recurso só deve ser liberado após as eleições.